Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pedro Pinho: Prémio é "notícia excelente" para o cinema português

O realizador Pedro Pinho afirmou hoje que o prémio internacional atribuído ao filme 'A Fábrica de Nada' é uma "notícia excelente" para o cinema português" e uma prova que este tipo de cinema precisa de ser "estimulado e apoiado".

Pedro Pinho: Prémio é "notícia excelente" para o cinema português
Notícias ao Minuto

17:19 - 27/05/17 por Lusa

Cultura Cannes

O realizador Pedro Pinho falava à agência Lusa após vencer hoje o prémio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema, pelo filme 'A Fábrica de Nada', estreado na Quinzena de Realizadores, em Cannes, França.

Na opinião do realizador, este prémio, além de dar visibilidade à sua película, é uma "notícia excelente para o cinema português e uma prova que este tipo de cinema - que neste momento está sob forte ameaça graças à lei do Cinema, à composição da Secção Especializada do Cinema e do Audiovisual (SECA) e à questão da escolha dos júris da SECA - precisa de ser estimulado e apoiado", porque tem uma "vitalidade enorme".

Considerou também que este reconhecimento internacional obtido em Cannes é "absolutamente excecional para um país tão pequeno e com tão pouca produção de filmes".

Nas palavras de Pedro Pinho, a 'A Fábrica de Nada' é um filme que propõe uma "reflexão crítica sobre o estado do mundo no período vivido nos últimos 5 ou 6 anos em Portugal", sendo, portanto, um "filme eminentemente político".

Questionado sobre projetos para o futuro, o realizador adiantou que está a escrever um argumento que conta finalizar em Junho, estando no horizonte um projeto de longa-metragem e ficção, em que o tema é "uma história de amor". "Outra, mais um vez", acrescentou.

'A Fábrica de Nada' teve a primeira exibição na Quinzena dos Realizadores, secção paralela do Festival de Cannes, na quinta-feira, e o anúncio foi feito hoje, pelo júri, presidido pela crítica Alissa Simon, da Variety norte-americana.

O filme, interpretado por atores e não atores, segue a vida de um grupo de operários que tentam segurar os postos de trabalho, através de uma solução de autogestão coletiva, e evitar, assim, o encerramento de uma fábrica.

O Júri FIPRESCI de Cannes atribui três prémios: dois na Selecção Oficial - um para a Competição e outro para Un Certain Regard - e um terceiro para a Semana da Crítica ou para a Quinzena dos Realizadores.

Pedro Pinho venceu o Prémio da Quinzena dos Realizadores.

Os prémios da competição oficial do Festival de Cannes serão conhecidos no domingo, no encerramento do festival.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório