Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Festival de Marionetas de Ovar regressa com quase o dobro dos espetáculos

A 11.ª edição do FIMO - Festival Internacional de Marionetas de Ovar decorre de 09 a 11 de junho e propõe 68 espetáculos gratuitos, por 20 companhias de 11 países, aumentando assim a sua oferta para "quase o dobro".

Festival de Marionetas de Ovar regressa com quase o dobro dos espetáculos
Notícias ao Minuto

23:20 - 25/05/17 por Lusa

Cultura Eventos

O evento é organizado pela Junta da União de Freguesias de Ovar, S. João de Ovar, Arada e S. Vicente Pereira e inclui também uma feira com 25 expositores de marionetas e outro artesanato.

Este ano, pela primeira vez, o festival irá atribuir prémios às melhores exibições.

"Temos um cartaz muito bom, com companhias que são uma referência a nível internacional, como a Scott Land Marionettes, dos Estados Unidos, e a Elmahroussa, que vem do Egito e se estreia connosco em Portugal", declarou à Lusa o presidente da Junta e coordenador do festival, Bruno Oliveira.

O orçamento do evento continua a ser de 30.000 euros, à semelhança de 2016, mas o autarca atribui à crescente reputação do FIMO o crescimento da oferta verificado no cartaz deste ano.

"Quase que duplicámos o número de encenações dos espetáculos", realça. "O ano passado tivemos 38 apresentações e agora são 68, o que se consegue pelo facto de o festival já ter nome e isso nos ajudar na negociação [dos cachets]", explica.

Quanto à novidade introduzida ao nível dos prémios, Bruno Oliveira diz que se trata de aplicar em Ovar o mesmo procedimento que se replica nos melhores festivais de marionetas da Europa.

"É uma prática que se vê nos melhores eventos e que funciona como um estímulo para as companhias", defende. "Por isso vamos ter um prémio do júri e outro pelo público", revela.

No caso concreto da escolha do júri, essa irá distinguir o melhor espetáculo do festival e estará a cargo de um painel internacional composto por: Esmeralda Souto, presidente da Junta de Freguesia, que organizou a primeira edição do FIMO; José Gil, autor, encenador e construtor de marionetas; Serge Valque, diretor artístico do Puppetbuskersfestival de Gent, na Bélgica; Estelle Martinet, da Compagnie Mouka, em França; e Severo Brudzinisky, coordenador da Fundação Cultural de Curitiba, no Brasil.

Quanto aos espetáculos em cena, além do da companhia egípcia, as criações são de companhias de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Brasil, Egito, Hungria, Bulgária, Rússia e Estados Unidos da América.

A participação portuguesa caberá aos coletivos Companhia Cão de Boca, Contacto e OHVarioneta!, assim como aos marionetistas Rui Sousa e Sofia Pimentão.

O Egito far-se-á representar pela já referida Elmahroussa. De Espanha, chegará a companhia Holoqué, de França a Petits Miracles, da Alemanha a Fifth Wheel e do Brasil a Armazém Produções Artísticas, a Prana Teatro e a Tato Criação Cénica

O cartaz inclui ainda o marionetista italiano Fausto Barile, a búlgara Milena Milanova e a dinamarquesa Sofia Krog, a que juntarão depois as companhias MárkusZinház da Hungria, Wooden Horse da Rússia e a também já mencionada Scott Land Marionettes & Puppet Co., dos Estados Unidos.

Os espetáculos do FIMO realizam-se em vários espaços da cidade de Ovar. Entre os instalados ao ar livre, inclui-se o Jardim do Cáster, a praça do chafariz de Neptuno, o Largo do Tribunal, a Capela de Santo António, o Parque Urbano e a Praça das Galinhas.

Outros palcos disponíveis, neste caso com lotação limitada, são a sede da associação Contacto, o Museu de Ovar e a Casa do Povo.

O programa do festival arranca no dia 09, às 21:30, e prolonga-se até à 01:00, recomeçando no sábado de manhã, às 11:30, e no domingo, às 11:00, sempre até ao início da madrugada. Todos os espetáculos têm entrada livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório