Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Fadista Joana Rios estreia-se no sábado na Casa da Música

A fadista Joana Rios estreia-se no sábado, na Casa da Música, na sala dois, onde vai apresentar o seu álbum, "Fado de Cada Um", que marca o seu regresso às lides fadistas, depois de experiências no jazz e na bossa nova.

Fadista Joana Rios estreia-se no sábado na Casa da Música
Notícias ao Minuto

20:20 - 25/05/17 por Lusa

Cultura Porto

"Cada concerto é um momento específico e concreto e, nesta minha estreia na Casa da Música, fiz questão de homenagear essa grande fadista portuense, Beatriz da Conceição, de quem vou interpretar, entre outros, o fado 'Meu Corpo'", disse à agência Lusa, Joana Rios.

A fadista teve o seu primeiro contacto com o fado através de Fernando Maurício, aos 19 anos, e veio a redescobrir o género, anos mais tarde, pela mão do guitarrista António Parreira, que lhe apresentou "todo o vasto repertório tradicional, que é riquíssimo", disse.

"O fado reentrou na minha vida, apesar de o ouvir na casa dos meus pais, mas este reaproximar foi natural e tornou-se um reencontro, pois desde sempre dei uma importância grande à palavra, que era algo que eu buscava, quando andava por outros caminhos musicais", disse.

Neste concerto, a fadista afirmou que vai "arriscar uma disposição de palco que permita uma maior proximidade, e tentar transformar num ambiente de casa de fados".

Além do alinhamento do CD "Fado de Cada Um", editado no ano passado, e de temas do repertório de Beatriz da Conceição (1939-2015), Joana Rios vai incluir repertório popular como "Ao Colher o Trevo", e de Amália Rodrigues, uma das suas referências musicais, como "Havemos de Ir a Viana" (Pedro Homem de Mello/Alain Oulman) ou "Fadinho da Ti'Maria Benta" (popular).

Joana Rios diz-se "expectante e entusiasmada", relativamente ao espetáculo na sala da Boavista.

A cantora iniciou os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música e, posteriormente, prosseguiu-os no Conservatório Nacional. Estudou na Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Club Portugal, e posteriormente licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

No CD "Fado de Cada Um", Joana Rios gravou poetas como José Luís Gordo, Carlos Conde, João Barreiros, Rosário Alçada Araújo, João de Bragança e Carlos Heitor da Fonseca, que assina também as composições originais.

Em 2005, Joana Rios editou o seu primeiro disco em nome próprio, ao qual se sguiu o CD "Universos Paralelos" (2007) e "3Desejos" (2011) -- em que já apontava para um universo musical diferente das anteriores gravações.

Em 2013 conheceu o guitarrista António Parreira, que dá aulas de guitarra portuguesa no Museu do Fado, em Lisboa, e "despertou essa memória do fado tradicional", que tivera quando conheceu Fernando Maurício (1933-2003), tendo editado em junho do ano passado o seu disco de estreia como fadista "Fado de cada um".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório