Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 19 mil visitantes na Noite dos Museus do Museu de Arte Antiga

Mais de 19 mil visitantes passaram pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, no âmbito da programação da Noite dos Museus, no último sábado, a 20 maio, revelou hoje à agência Lusa fonte da entidade.

Mais de 19 mil visitantes na Noite dos Museus do Museu de Arte Antiga
Notícias ao Minuto

19:30 - 24/05/17 por Lusa

Cultura Exposição

Nesse dia, entre as 18:00 e as 00:30, um total de 19.335 visitantes esteve no museu, que deu a ver, depois de restaurada, a escultura do Arcanjo São Miguel, derrubada por um visitante em novembro do ano passado.

O regresso da peça foi uma das estrelas do programa cultural organizado pelo museu, que incluiu um espetáculo organizado pelo Chapitô, intitulado "Miguel e Los Angeles", protagonizado por alunos da Escola de Circo.

Sujeita a restauro ao longo dos últimos meses, a escultura em madeira era proveniente do antigo Recolhimento de São Patrício de Lisboa, estabelecimento que alberga o Chapitô.

Em novembro do ano passado, um turista que visitava a exposição do MNAA, ao recuar para tirar uma fotografia, derrubou, acidentalmente, a escultura do Arcanjo São Miguel, que sofreu fraturas e perdas da camada policromada.

A obra foi depois enviada para o Laboratório José de Figueiredo para avaliação dos danos, e está agora a ser reparada no museu por uma equipa multidisciplinar.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, chegou a ser questionado, no parlamento, sobre o acidente, e a eventualidade de ter tido na origem a falta de vigilantes no museu, que veio a ser reforçados com mais três funcionários.

Na Noite Europeia dos Museus envolveu cerca de 200 atividades em museus de todo o país, entre as 18:00 e as 23:00, e contou com a participação de, entre outros, o Museu de Arqueologia, Museu de Etnologia, Museu dos Coches, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório