Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Filmes portugueses integram Festival de Cinema de Edimburgo

"Centro Histórico", "A última vez que vi Macau", "Adormecido" e "A raia" integram o cartaz do 67º Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, que começa no dia 19, na Escócia.

Filmes portugueses integram Festival de Cinema de Edimburgo
Notícias ao Minuto

13:15 - 06/06/13 por Lusa

Cultura Escócia

De acordo com a organização, apenas "A raia", documentário de Iván Castiñeiras Gallego sobre a população transmontana na fronteira raiana entre Portugal e Espanha, foi selecionado para a competição de curtas-metragens.

Este filme, de 29 minutos, já tinha sido exibido em outubro passado, no DocLisboa, e em maio, no festival de Cannes.

No festival escocês, fora de competição, será ainda exibido "Centro Histórico", uma soma de quatro filmes encomendados por ocasião de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012: "Lamento da vida jovem", de Pedro Costa, "O conquistador conquistado", de Manoel de Oliveira, "O tasqueiro", de Aki Kaurismaki, e "Vidros Partidos", de Victor Erice.

Em estreia no Reino Unido será ainda exibido "A última vez que vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, além da curta-metragem "Adormecido", de Paulo Abreu, sobre o vulcão dos Capelinhos, no Faial, Açores.

A 67ª edição do Festival de Edimburgo decorrerá de 19 a 30 de junho e exibirá 146 filmes de 53 países, entre os quais "Breathe In", de Drake Doremus, "The bling ring", de Sofia Coppola, e "Frances Ha", de Noah Baumbach.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório