Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grupo Dançando Com a Diferença estreia espetáculo 'Doesdicon' em Viseu

O grupo madeirense Dançando Com a Diferença estreia, na sexta-feira, a sua nova produção no Teatro Viriato, em Viseu, colocando em destaque "o lado escondido" das pessoas.

Grupo Dançando Com a Diferença estreia espetáculo 'Doesdicon' em Viseu
Notícias ao Minuto

13:25 - 24/05/17 por Lusa

Cultura Teatro

"Doesdicon", um anagrama da palavra "escondido", é o nome do espetáculo criado por Tânia Carvalho, dirigido por Henrique Amoedo e interpretado por um elenco que integra pessoas com deficiências motoras e intelectuais.

"É uma peça que eu queria fazer com as pessoas que estão escondidas, não com aquelas que estão à vista, com o lado escondido das pessoas, fazer sair algumas coisas que estão dentro", justificou a coreógrafa aos jornalistas.

Depois de nomes como Rui Horta, Clara Andermatt, Artur Pita, Henrique Rodovalho, Paulo Ribeiro e Rui Lopes Graça, Tânia Carvalho assumiu o desafio de trabalhar com este grupo, que é considerado uma referência nacional e internacional no domínio da dança inclusiva.

"Gosto de escolher pessoas muito diferentes umas das outras e puxar, em cada pessoa, por o que ela tem de diferente. Eu faço isso com todos os bailarinos e aqui foi exatamente a mesma coisa", explicou Tânia Carvalho.

Henrique Amoedo, que é o fundador e o diretor do grupo Dançando Com a Diferença e este ano também o artista residente do Teatro Viriato, admitiu ter ficado surpreendido com a escolha do elenco feita por Tânia Carvalho.

"Para mim foi uma surpresa, porque ela trabalha com bailarinos e intérpretes do Dançando Com a Diferença muito novos, que não têm tanta experiência de estar em cena e é a primeira vez que estão num trabalho mais complexo", referiu.

Segundo Henrique Amoedo, com idades entre os 15 e os 39 anos, os bailarinos têm participado em trabalhos de dança na comunidade, mas "é o primeiro trabalho com um coreógrafo convidado".

"Esta escolha tem um risco acrescido, mas para mim já é uma aposta ganha, quer pelo resultado do trabalho, quer pelo desempenho deles em cena até agora. A estreia não é uma coisa que assuste", frisou.

O objetivo é que o resultado reflita o trabalho da coreógrafa: "qualquer pessoa que conheça a obra da Tânia Carvalho tem de ser capaz de a identificar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório