Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Exposição de António Jorge Gonçalves inaugura Festa da Ilustração

Uma exposição do ilustrador António Jorge Gonçalves inaugura, dia 3 de junho, a Festa da Ilustração, revelou hoje o diretor do projeto, José Teófilo Duarte, na apresentação do evento, que decorre até final do próximo mês em Setúbal.

Exposição de António Jorge Gonçalves inaugura Festa da Ilustração
Notícias ao Minuto

08:01 - 24/05/17 por Lusa

Cultura Setúbal

"Nesta 3ª edição da Festa da Ilustração, em que estão representados 450 ilustradores portugueses, vamos ter 14 exposições um pouco por toda a cidade, para mostramos o melhor da ilustração portuguesa", disse, em conferência de imprensa, José Teófilo Duarte, referindo alguns nomes consagrados da ilustração portuguesa, como Manuel Ribeiro de Pavia, Bráulio Amado e António Jorge Gonçalves, entre muitos outros.

"A festa da Ilustração em Setúbal é um pouco o catálogo da ilustração em Portugal, não só pela ilustração portuguesa, que mostra o melhor que está a ser feito em Portugal, como pelas exposições originais e muito bem documentadas", disse.

"Já é uma festa nacional. Este ano vai ter uma extensão na galeria Abysmo, em Lisboa - mas não é isto que lhe dá o cariz nacional - e para o ano deveremos ter também uma extensão em Montpellier (França), que manifestou interesse em fazer uma parceria connosco", acrescentou.

José Teófilo Duarte, juntamente com Nuno Saraiva, Jorge Silva e João Paulo Cotrim, decidiu abraçar este projeto da Festa da Ilustração em 2015, na sequência da pujança que o setor evidenciava em Portugal e do atentado terrorista que vitimou vários elementos do jornal satírico Charlie Hebdo, em França.

Além dos profissionais do setor, a Festa da Ilustração conta também com a colaboração de mais de mil alunos de diversas escolas superiores de artes e do ensino básico e secundário.

O vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, que também esteve na conferência de imprensa de apresentação, salientou o facto de se tratar de um projeto que valoriza os valores da "liberdade, da criação artística e da participação", apesar de estar ainda "em fase de consolidação".

A Casa da Cultura, Galeria Municipal do 11, Casa do Largo, no Largo José Afonso, Convento de Jesus, Cais 3 do porto de Setúbal, Casa d´Avenida, Galeria Municipal do Banco de Portugal (antigo edifício do Banco de Portugal em Setúbal), Museu do Trabalho Michel Giacometti e Casa do Bocage, são apenas alguns dos muitos locais onde estarão patentes milhares de trabalhos selecionados dos ilustradores portugueses.

A inauguração da Festa da Ilustração, com a exposição 'A Minha Casa Não Tem Dentro Desenhos Efémeros', de António Jorge Gonçalves, está marcada para as 00:00 do dia 3 de junho, na Casa da Cultura, em Setúbal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório