Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Encontro de Marionetas com artistas portugueses e estrangeiros

Companhias e artistas de Portugal e de seis outros países vão participar no X Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, que começa na quarta-feira, com espetáculos, concertos, oficinas, exposições e instalações.

Encontro de Marionetas com artistas portugueses e estrangeiros
Notícias ao Minuto

19:42 - 23/05/17 por Lusa

Cultura Montemor-o-Novo

A iniciativa, que se prolonga até 03 de junho, é promovida pela associação cultural Alma d'Arame, sediada em Montemor-o-Novo, numa coprodução com a câmara municipal deste concelho alentejano, no âmbito do Projeto M, que abrange outras estruturas artísticas do concelho.

No global, explicou hoje a associação cultural organizadora, o encontro vai levar à cidade alentejana 28 artistas, a solo ou integrados em companhias de teatro de marionetas, oriundos de Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Brasil, Uruguai e Chile.

O programa, repartido por quatro espaços -- Cineteatro Curvo Semedo, Escola S. João de Deus, Parque Urbano e Regalenga Bar --, inclui nove espetáculos, uma oficina, um concerto, uma exposição e duas instalações artísticas.

A Alma d'Arame lembrou hoje que "são já 10 edições" desta iniciativa, o que representa "10 anos de resistência" e "de luta pela presença da marioneta na dinâmica cultural" local e para a afirmação do evento como uma "referência a nível nacional e internacional".

"Podemos estar satisfeitos com o percurso realizado, já que 10 edições de um festival em Portugal", sobretudo um evento cultural "virado para o teatro de marionetas, é obra", congratulou-se o diretor artístico da associação, Amândio Anastácio.

O certame, realçou, apresenta "espetáculos representativos de tradição secular" que se cruzam "com outros onde se quebram as fronteiras, criando assim novas tradições".

Segundo o diretor, um dos destaques da programação deste ano, que oferece propostas para o público escolar e "surpresas" para o público adulto, vai acontecer no último dia, a 03 de junho, com o espetáculo "Hybridation", do francês Olivier de Sagazan, "um dos grandes nomes mundiais das artes performativas".

O festival arranca, já esta quarta-feira, com uma oficina de construção de marionetas em esponja, dirigido ao público escolar e ministrado por Alexandra Gonçalves, que repete a atividade na quinta e na sexta-feira.

No primeiro dia abre ainda uma exposição com o espólio da Companhia Limite Zero, é apresentada "Intervalo -- Instalação Sonora", da companhia Artes e Engenhos, e "sobe" ao palco do Cineteatro Curvo Semedo a peça "Cindy", da LFA -- Lafontana Formas Animadas.

"Kaspar: Palavra Soprada", que constitui "um simulacro da experiência de acompanhar um espetáculo no lugar do ponto de teatro", é a proposta da Artes e Engenhos para quinta-feira, no mesmo dia em que os ingleses Elenandjohn apresentam o espetáculo de fantoches "Beginnings" (repete na sexta-feira).

O grupo Era Uma Vez -- Teatro de Marionetas, com "Uma coisa é uma coisa", a estrutura de promoção artística Ex-Quorum, com a oficina "Para um pequeno teatro de recordações", e o marionetista chileno David Zuazola, com o espetáculo "Ala Sucia", são as propostas que se seguem, até final de domingo.

O programa, depois, é retomado no dia 31 de maio e, até final, além de Olivier de Sagazan, vão atuar o francês Laurent Bigot, a associação local Alma d'Arame, a marionetista brasileira Juliana Notari e o artista uruguaio Jorge Zeta, ficando o encerramento do festival marcado pelo concerto da banda portuguesa de 'blues' Lone Lisbonaires, para o pré-lançamento do seu trabalho "Farpas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório