Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Obras de Chagall e de da Vinci em exposição no Museu de Arte Antiga

Um quadro de Marc Chagall e um desenho de Leonardo da Vinci contam-se entre as 73 obras que compõem a exposição 'Madonna - Tesouros do Vaticano', a inaugurar no dia 19 no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Obras de Chagall e de da Vinci em exposição no Museu de Arte Antiga
Notícias ao Minuto

20:30 - 16/05/17 por Lusa

Cultura Lisboa

'O crucifixo (Entre Deus e o Diabo)', assim se chama o quadro de Marc Chagall que faz parte da exposição que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) expõe com obras alusivas ao culto mariano no ano em que se celebra o centenário das "aparições" de Fátima.

Comissariada pelo diretor-adjunto do MNAA, José Alberto Seabra Carvalho, e por Alessandra Rodolfo, do Museu do Vaticano, a mostra integra pinturas de primitivos italianos, de grandes mestres do Renascimento e do Barroco e notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostólica Romana, explicou hoje à imprensa José Alberto Seabra Carvalho.

A mostra exibe ainda obras da Galleria Borghese -- obras de Venusti e Sassoferrato -- e da Galleria Corsini - Gentileschi e Van Dyck.

A mostra percorre um período de quase mil anos, do final da Antiguidade Clássica à época moderna, sob o grande eixo temático da Virgem Maria, explicou hoje o comissário numa apresentação à imprensa.

'Madonna - Tesouros do Vaticano' está dividida em oito núcleos: "Da Antiguidade aos nossos dias. Um culto e as suas imagens", "Bolonha, Siena e Florença. O triunfo da Madonna na pintura dos séculos XIV e XV", "Renascimento. Rafael e Miguel Ângelo", "Maneirismos e mistérios do Rosário", "Barocci, Van Dyck e alguns outros", "O novo Triunfo da Madonna", "Sumptuosas tapeçarias Papais" e "Imagens de Maria. Obras italianas em coleções portuguesas".

O quadro de Chagall, uma obra de 1943, é uma "exceção" na mostra, por datar de um tempo que não está representado na exposição, constituindo um momento "festivo e inesperado", segundo o diretor-adjunto do museu.

Já o desenho de Leonardo da Vinci, que pertence à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é, tanto quanto se sabe, exemplar único do artista renascentista em Portugal sem que se saiba como chegou ao país.

"Rapariga lavando os pés a uma criança; Estudo separado das nádegas da criança" é o título do desenho do pintor, cientista, escultor e matemático renascentista nascido em Anchiano em 1452.

Entre as obras cedidas pelo Vaticano conta-se uma de um português -- Álvaro Pires de Évora-, que fez carreira conhecida em Itália a partir de 1411, segundo o comissário da mostra.

Durante a visita, o comissário chamou a atenção para uma obra de Fra Angelico, de nome "Virgem com o Menino entre São Domingos e Santa Catarina de Alexandria", tratando-se da obra mais pequena da mostra, mas das mais importantes, frisou.

José Alberto Seabra Carvalho disse ainda aos jornalistas que o museu tentou ter uma obra de Caravaggio na mostra, o que não foi, contudo, possível.

A última sala da mostra é preenchida com obras portuguesas, algumas das quais pouco conhecidas ou mesmo desconhecidas dos portugueses, todas em torno da temática da Virgem Maria.

Entre elas conta-se uma pintura do século XVI doada por um particular ao Paço de Sintra, um quadro da coleção Palmela que só foi exibida numa exposição em meados de 1800 e um quadro de grandes dimensões que foi doado ao Convento beneditino de Singeverga, em Roriz, Santo Tirso.

Na apresentação da mostra, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, agradeceu às várias entidades que possibilitaram a deslocação para Portugal de algumas das obras que toda a gente pretende ver quando se desloca ao Vaticano.

Entre as individualidades presentes na cerimónia de hoje estava o núncio apostólico em Lisboa, Rino Passigato, com quem a direção do MNAA começou as negociações para a realização da exposição há mais de dois anos, disse António Filipe Pimentel.

'Madonna - Tesouros do Vaticano' está patente até 10 de setembro e é visitável de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00, exceto a 13 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório