Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Rui Vaz experimenta sair do figurino fadista no novo 'Fado em Prelúdio'

O fadista Rui Vaz afirmou que o seu novo álbum, 'Fado em Prelúdio', no qual gravou inéditos e temas de outros artistas, como Amália Rodrigues e Fausto, foi uma forma de experimentar sair do figurino fadista.

Rui Vaz experimenta sair do figurino fadista no novo 'Fado em Prelúdio'
Notícias ao Minuto

12:30 - 29/04/17 por Lusa

Cultura Música

"Com este CD quis provar a mim próprio que era capaz de sair do estereótipo do fadista tradicional", afirmou Rui Vaz em entrevista à agência Lusa.

O CD é produzido por si e pelo maestro Mário Rui Teixeira, músico habitualmente fora das lides fadistas, e uma escolha sua.

"O maestro Mário Rui Teixeira é uma pessoa fora do fado e foi exatamente isso que eu quis, que o produtor deste disco não tivesse qualquer ligação ao fado, para a partir daí conseguirmos construir algo novo e algo diferente", disse Rui Vaz, que acrescentou: "Eu fiz a coprodução, escolhi os temas, e quem os orquestrou foi o maestro".

Referindo-se ao CD, afirmou que é uma experiência para si próprio: "Quis provar a mim próprio que era capaz de fazer algo de novo".

Todavia, realçou o fadista, "o fazer algo de novo, o criar novo, é ambíguo, é relativo, pois a Amália já fez tudo".

Rui Vaz citou o guitarrista Carlos Gonçalves, que assinou alguns temas de Amália Rodrigues, como 'Lágrima', segundo o qual "não há nada para inventar no fado, tudo já foi inventado, não há nada que a Amália já não tenha feito, pode-se é fazer diferente", afirmou.

O CD é constituído por 16 temas, entre inéditos como 'Viva Lisboa', de Filipe La Féria e Francis Lopez, inclui temas de outros repertórios, nomeadamente de Amália Rodrigues, Maria da Fé, Fausto e Carlos do Carmo.

Rui Vaz gravou entre outros, 'Rondel do Alentejo', de Almada Negreiros e Fernando Guerra, 'A Minha Terra é Viana', de Pedro Homem de Mello e Alain Oulman, do repertório de Amália, 'Navegar, Navegar', de Fausto, ou 'Namorados de Lisboa', de José Carlos Ary dos Santos e Fernando Tordo, uma criação de Carlos do Carmo.

Rui Vaz partilha com Wanda Stuart a interpretação de 'Samba em Prelúdio', de Vinicius de Moraes, que afirmou ter sido "uma escolha natural".

Bruno Chaveiro, na guitarra portuguesa, é um dos músicos que acompanham o fadista, ao lado de Bernardo Viana, na viola, Vicente Sobral, no violino, Tiago Silva, no violoncelo, Jaume Pradas, na percussão, e o maestro Mário Rui Teixeira, ao piano e na direção musical.

O CD inclui um tema em inglês, 'Everybody's Changing', de Tim Rice, e um em espanhol, 'Lucia', de Joan Manuel Serrat, camntor que marcou a sua adolescência.

Rui Vaz começou cantar na sua cidade natal, Tavira, no Algarve, no grupo coral Esperança Viva, dirigido pelo maestro David Sequeira. A ida para o fado ficou a dever-se ao fadista Gonçalo Salgueiro, que conheceu no âmbito de um trabalho escolar, no 12.º ano.

"A forma como o Gonçalo [Salgueiro] interpreta, articula as palavras, aquilo que canta, a sua excelente voz, o cuidado que tem na linhas melódicas, fez-me pensar que afinal havia algo diferente do que é o estereótipo, e pensei, vou tentar ir por aqui", contou.

Rui Vaz decidiu cantar fado, por volta de 2008, pois até então "não tinha o hábito de ouvir fado". Começou a cantar no Algarve, e depois em Lisboa, em 2010, onde fez parte dos elencos de casas de fado como Velho Páteo Santana, S. Miguel de Alfama e Esquina d'Alfama, onde, atualmente, canta.

A sua estreia discográfica foi em 2012 com o álbum 'Recorda-te de mim', ao qual sucede 'Fado em Prelúdio'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório