Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Prémio Manuel de Boaventura é hoje entregue a Ana Margarida de Carvalho

O Prémio Literário Manuel de Boaventura, no valor de 7.500 euros, é entregue hoje, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, à escritora Ana Margarida de Carvalho, pelo romance 'Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato'.

Prémio Manuel de Boaventura é hoje entregue a Ana Margarida de Carvalho
Notícias ao Minuto

06:35 - 29/04/17 por Lusa

Cultura Literatura

A cerimónia está agendada para as 17h00 e o galardão, que é atribuído pela primeira vez este ano, é entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

"O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao romance 'Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato', editado em 2016, sustentando que a 'decisão reflete o facto de se tratar de uma obra dotada de um imaginário poderoso e servida por uma força narrativa invulgar, visível não apenas no modo denso como convoca ressonâncias intertextuais, como pelo seu invulgar merecimento estético-expressivo'", segundo comunicado da autarquia divulgado no passado dia 21 de fevereiro.

Ao prémio concorreram 113 títulos "provenientes tanto de Portugal como de países de língua oficial portuguesa".

"Apesar de Ana Margarida de Carvalho ainda ser uma novel romancista, a verdade é que revela uma enorme maturidade literária, sobretudo se aferida pela sua capacidade de conduzir, com mão segura, uma narrativa de fôlego e pautada por uma inegável originalidade", afirma o júri que foi presidido por Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, da Universidade do Minho, e constituído ainda, por António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, e Maria Luísa Leite da Silva, da Câmara de Esposende.

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com "o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã", que viveu entre 1885 e 1973, e tem o valor pecuniário de 7.500 euros e periodicidade bienal, contemplando as modalidades de Romance e Contos, de autoria de escritores de língua portuguesa.

'Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato', já em 2.ª edição, é o segundo romance de Ana Margarida de Carvalho, foi editado pela Teorema, em abril do ano passado.

A escritora, natural de Lisboa, é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa. O seu primeiro romance, 'Que Importa a Fúria do Mar' venceu, também por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritiores em 2013.

Como jornalista, segundo informação editorial, "as suas reportagens valeram-lhe uma dezena de distinções, entre as quais o Prémio Revelação Gazeta".

Repórter, cronista, guionista, crítica de cinema, tem vários contos publicados em revistas e coletâneas, foi prefaciadora da reedição do romance 'Alexandra Alpha', de José Cardoso Pires, com a chancela da Relógio d'Água, e é coautora, com Sérgio Marques, do livro infantil 'A Arca do É', publicado também pela Teorema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório