Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

David Justino distinguido com o Prémio Grémio Literário 2016

A obra 'Fontismo, Liberalismo Numa Sociedade Iliberal' valeu a David Justino o Prémio Grémio Literário 2016, foi hoje divulgado.

David Justino distinguido com o Prémio Grémio Literário 2016
Notícias ao Minuto

18:05 - 28/04/17 por Lusa

Cultura Autores

O prémio, sem valor monetário, distingue anualmente obras culturais originais, de autores portugueses, publicadas no ano anterior, nos domínios das artes e das ciências.

David Justino irá receber, em cerimónia a anunciar, uma escultura em bronze da autoria de José Guimarães.

O ensaio 'Fontismo, Liberalismo Numa Sociedade Iliberal', de David Justino, foi editado pelas Publicações Dom Quixote em fevereiro do ano passado.

Licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e doutorado em Sociologia, David Justino é atualmente professor associado com agregação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Com este livro, David Justino, atual presidente do Conselho Nacional de Educação e antigo ministro da Educação, pretendeu compreender e explicar o contexto da ação e das estratégias políticas de Fontes Pereira de Melo (1819-1887), que iniciou funções no Governo em 1851, tendo fundado o Ministério das Obras Públicas, que ele próprio dirigiu, tendo ainda chefiado o Governo em várias ocasiões.

Fontes Pereira de Melo deu especial impulso à construção do caminho-de-ferro e de estradas, e inaugurou a primeira linha telegráfica, sob a sua liderança iniciaram-se as carreiras regulares de barcos a vapor, os serviços postais e as redes telefónicas.

"Interessa-me compreender e explicar porque foram adotadas determinadas políticas e não outras, porque se deu prioridade a determinado tipo de investimentos e não a outros, em que bases assentou a continuidade, pelo menos durante cerca de quatro décadas, de um projeto de mudança económica e social que melhor ou pior se identifica com esse termo peculiar fontismo", afirma o autor na obra.

Sobre esta obra, Diego Palacios Cerezales, da Universidade de Stirling, no Reino Unido, numa recensão na revista Análise Social, escreve que a obra de David Justino "analisa o contexto de ação e as estratégias políticas da elite governativa da segunda metade do século XIX português, o 'fontismo'".

"O autor não é exaustivo no diálogo com a produção académica relevante dos últimos 30 anos, mas revisita problemas-chave, usa abundantes fontes originais e propõe interpretações que podem alimentar uma futura agenda de investigação", escreve Cerezales.

David Justino recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1987, e foi consultor para os Assuntos Sociais do ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório