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O cinema português também registou Fátima e ficcionou a devoção religiosa

Alguns dos mais antigos filmes portugueses sobre o fenómeno da devoção religiosa ligada a Fátima, da década de 1920 e ainda do cinema mudo, vão ser exibidos em maio na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

O cinema português também registou Fátima e ficcionou a devoção religiosa
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/04/17 por Lusa

Cultura Cinema

A propósito do centenário das "aparições" de Fátima, a Cinemateca organiza um "breve ciclo temático" com sete filmes da produção cinematográfica portuguesa.

"Estes filmes trazem-nos uma ponta do imaginário associado ao fenómeno, leituras ou ressonâncias dele, e ainda uma oportunidade de, através dele, viajarmos por tempos e modos diferentes do cinema português", explica a Cinemateca na programação.

A 02 de maio é exibido "Fátima Milagrosa", filme mudo do italiano Rino Lupo, de 1927, que é a mais antiga longa-metragem a abordar o fenómeno de Fátima e que representa ainda a estreia de Manoel de Oliveira como ator.

Neste filme, Rino Lupo "encontrava num evento da atualidade portuguesa (Fátima) o assunto que, como pano de fundo, lhe dava a possibilidade de combinar o melodrama amoroso com a vertente nacionalista e regionalista que tão bons resultados lhe trouxera antes".

O outro filme de 1927 escolhido pela Cinemateca para o ciclo é a curta-metragem "A romaria à Fátima", de autoria não referenciada.

O curto programa incluirá ainda, até ao final de maio, uma sessão com os filmes "Coroação de nossa senhora de Fátima" (1946), do realizador espanhol Eduardo Garcia Maroto, e "Fátima, terra de fé" (1943), de Jorge Brum do Canto.

No dia 30 serão mostrados "Fátima no Médio Oriente" (1968), filme de propaganda de António Lopes Ribeiro e Miguel Spiguel, sobre a inauguração de um santuário em Damasco, e "Fátima Story" (1975), de António de Macedo, que regista uma peregrinação a Fátima em 1975, durante o PREC (Período Revolucionário Em Curso).

O ciclo termina com "A romaria à Fátima" e com a longa-metragem de ficção "O milagre segundo Salomé" (2004), de Mário Barroso, a partir de um romance de José Rodrigues Miguéis.

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