Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Alexandra Lucas Coelho apresenta 'Deus-dará' em Bissau

A escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho apresentou hoje em Bissau, Guiné-Bissau, o seu último livro 'Deus-dará', que retrata a vida no Rio de Janeiro e mais de 500 anos de história entre Portugal e o Brasil.

Alexandra Lucas Coelho apresenta 'Deus-dará' em Bissau
Notícias ao Minuto

23:45 - 27/04/17 por Lusa

Cultura Literatura

"O Rio de Janeiro é uma sociedade muito ao Deus-dará, é uma cidade em que milhões de pessoas, sobretudo pessoas pobres, negras, são sujeitas a uma violência diária e são pessoas abandonadas pelo Estado de muitas formas, por um Estado que não cuidou da saúde, da educação", explicou a também jornalista.

Segundo Alexandra Lucas Coelho, o livro começa por ser um retrato do Rio de Janeiro, "sete dias da vida" daquela cidade brasileira, mas também o encontro com a história dos 500 anos que ligam Portugal e o Brasil.

"Na verdade é uma história luso-afro-brasileira e o Brasil é também o resultado de tudo isto e é tudo isto que encontramos neste romance", disse.

Além da apresentação do livro 'Deus-dará - Sete Dias na Vida de São Sebastião do Rio de Janeiro ou o Apocalipse segundo Lucas, Judite, Zaca, Tristão, Inês, Gabriel e Noé', a escritora portuguesa falou sobre Liberdade, no passado 25 de abril, e deu uma Oficina de Escrita e de Produção Literária, organizada pelas edições Corubal e pelo Centro Cultural Português em Bissau.

Alexandra Lucas Coelho ganhou vários prémios de jornalismo e o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores, tendo já publicado oito livros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório