Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Dois filmes portugueses participam na Quinzena de Realizadores, em Cannes

Duas curtas-metragens portuguesas, de Marta Mateus e de Laura Gonçalves e Xá, foram selecionadas para a Quinzena de Realizadores, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes, que acontece em maio, em França.

Dois filmes portugueses participam na Quinzena de Realizadores, em Cannes
Notícias ao Minuto

12:45 - 20/04/17 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com a programação hoje anunciada, foram selecionados os filmes 'Farpões, baldios', de Marta Mateus, e a animação 'Água mole', realizada por Laura Gonçalves e Xá.

'Farpões, baldios', protagonizado por crianças e rodado no Alentejo, tem cerca de meia hora e foi produzido pela C.R.I.M..

'Água mole', com produção da Bando À Parte, é uma curta de animação feita com recurso a gravura, que combina relatos reais e uma narrativa ficcionada sobre a desertificação do interior do país.

Foi ainda selecionada a curta-metragem brasileira 'Nada', do realizador Gabriel Martins.

A Quinzena dos Realizadores, que decorrerá de 18 a 28 de maio, foi criada pela Associação dos Realizadores de Cinema pouco depois do maio de 1968, com o objetivo "de descobrir filmes de jovens autores e de reconhecer a obra de realizadores conhecidos".

Entre curtas e longas-metragens, a Quinzena dos Realizadores apresentará cerca de trinta filmes, entre os quais, em estreia mundial e na sessão de abertura, 'Un beau soleil intérieur', de Claire Denis, com Juliette Binoche e Gerard Depardieu.

'Patti Cake$', primeira longa-metragem de Geremy Jasper, que encerrará a Quinzena, 'West of the Jordan River', de Amos Gitai, 'Jeannette, the childhood of Joan of Arc', de Bruno Dumont, 'L'amant d'un jour', de Philippe Garrel, e 'Froost', de Sharunas Bartas, também foram selecionados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório