Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Guerra & Paz lança coleção com clássicos recontados aos jovens

A editora Guerra & Paz lançou uma nova coleção, designada 'Os Livros estão Loucos', que adapta romances clássicos aos jovens, com linguagem atual e em versão resumida, cujo primeiro livro é 'Robinson Crusoé', de Daniel Defoe, desde hoje nas livrarias.

Guerra & Paz lança coleção com clássicos recontados aos jovens
Notícias ao Minuto

12:07 - 20/04/17 por Lusa

Cultura Livros

"Decidimos fazer o que nunca tínhamos feito sistematicamente: livros juvenis. Há quem os faça bem, certamente melhor do que nós, mas nunca ninguém os fez tão loucos", diz a editora.

A coleção 'Os Livros Estão Loucos' têm um "grafismo inventivo", que torna a leitura "uma aventura", e estão escritos com "uma linguagem de hoje e em versão resumida".

A editora destaca que estes livros juvenis, para jovens dos 09 aos 14 anos, "são livros-objeto, pintados à mão por fora, nas faces do miolo, e com utilização inovadora das cores no interior".

Tendo o azul e o vermelho como cores base, as páginas estão cheias de ilustrações, letras viradas ao contrário, outras que aumentam de tamanho até quase ocuparem uma página, frases que saem das páginas, mas que também descaem, ondulam ou desenham espirais, e diálogos imaginados de outros leitores que estivessem a ler o livro.

A ideia é ler o livro como se se estivesse "a ouvir sons, músicas, estrondos" e a "ver pessoas a correr, a ver o mar ou a ver o céu", explica a editora, acrescentando que mais do que um simples livro, são "palavras, música e pintura".

Neste 'Robinson Crusoé', o ritmo da história é acelerado para ler "numa hora o que antes se lia num dia", acrescenta a editora, que pretende "convencer os jovens a ler e a gostar de ler".

A história de Robinson Crusoé é, nesta adaptação, recontada por João Resende e Manuel S. Fonseca.

Os próximos livros a sair na coleção 'Os livros estão loucos' são 'Romeu e Julieta' (Shakespeare), 'Alice no País das Maravilhas' (Lewis Carroll), 'Os Três Mosqueteiros' (Alexandre Dumas) e 'Frankenstein' (Mary Shelley).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório