Procurar

Coreia do Sul vai ter museu sobre violação dos direitos humanos

A Coreia do Sul vai abrir um museu na capital, Seul, sobre a violação dos direitos humanos na Coreia do Norte, informou hoje o Ministério de Unificação sul-coreano.

Coreia do Sul vai ter museu sobre violação dos direitos humanos

© Reuters

Lusa
14/04/2017 09:05 ‧ há 8 anos por Lusa

Cultura

Seul

O centro, que será inaugurado em 2019, vai apresentar, através de documentos e fotografias, diferentes testemunhos e casos de violação dos direitos fundamentais pelo regime da família Kim nas últimas décadas.

A documentação exposta vai incluir relatos das experiências vividas por vários desertores antes de abandonarem a Coreia do Norte, explicou à agência Yonhap um porta-voz da Unificação.

O Ministério da Unificação, que atualmente estuda gerir diretamente o centro ou fazê-lo através de uma fundação específica, desenvolveu o projeto depois da aprovação de uma lei em setembro do ano passado.

A legislação estabeleceu a criação de uma agência do governo sul-coreano para investigar e documentar as questões sobre os direitos humanos na Coreia do Norte.

Um relatório da Comissão de Investigação da ONU sobre os direitos humanos no país publicado em 2014 informou sobre a violação sistemática destes direitos.

O relatório revela crimes contra a humanidade como "extermínio, homicídio, escravatura, desaparecimentos, execuções sumárias, torturas, violência sexual, abortos forçados, privação de alimentos, deslocamento forçado de populações e perseguições por motivos políticos, religiosos ou de género".

O relatório baseia-se nos testemunhos de 240 pessoas, incluindo 80 sobreviventes de campos de trabalho conhecidos como "kwanliso".

Pyongyang acusou os desertores e os governos de Seul e Washington de conspirarem para mentir sobre a situação no país.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10