Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Quino assinala 60 anos de carreira no festival de cartoon em Portugal

O desenhador argentino Quino vai estar em Portugal para participar no festival de Cartoon em Vila Franca de Xira, no ano em que o criador da personagem Mafalda assinala 60 anos de carreira, anunciou hoje a autarquia.

Quino assinala 60 anos de carreira no festival de cartoon em Portugal
Notícias ao Minuto

18:54 - 13/04/17 por Lusa

Cultura Desenhador

O argentino Joaquín Salvador Lavado, que assina como Quino, de 84 anos, vai ser o convidado internacional da edição deste ano do Cartoon Xira, que decorre de 22 de abril a 28 de maio, no Celeiro da Patriacal, em Vila Franca de Xira.

Quino é autor de uma das mais conhecidas personagens de banda desenhada de todos os tempos, Mafalda, "a menina que odeia sopa, e que se questiona sobre as questões políticas, sociais, ou até mesmo científicas, que atormentam o seu quotidiano, numa acutilante análise do estado do mundo à época, e que granjeou enorme popularidade, sobretudo na América Latina e Europa".

Em declarações à agência Lusa, o vice presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, manifestou-se bastante satisfeito com a participação de Quino, referindo que "foi fácil convencer o artista argentino".

"Num ano em que o nosso festival atinge a maioridade [é a 18.ª edição], resolvemos lançar o convite a Quino que disse logo que sim. Isso deixa-nos satisfeitos e será mais uma das razões para as pessoas virem a Vila Franca de Xira", sublinhou.

O autarca destacou ainda o facto de a edição deste ano do Cartoon Xira coincidir com as celebrações do 25 Abril, cujos valores "são partilhados pela personagem Mafalda".

"A Mafaldinha é conhecida pela sua irreverência e pela sua defesa incondicional dos Direitos Humanos e da Liberdade. Por isso julgo que se enquadra nas celebrações do 25 de Abril", apontou.

Apesar de Quino ter estado várias vezes em Portugal, a editora não se recorda de Quino ter feito referências ao país na sua obra.

Além de Quino vão participar neste festival 11 cartoonistas portugueses, que irão apresentar alguns dos melhores cartoons de 2016.

Além de António, cartoonista do Expresso, responsável pelo World Press Cartoon, que é natural de Vila Franca de Xira, a programação conta com André Carrilho, Cristina Sampaio, António Jorge Gonçalves, José Bandeira, Carlos Brito, que fez grande parte da carreira em França, Augusto Cid, Rodrigo de Matos, Salgado, Maia e Vasco Gargalo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório