O autor inglês Neil Gaiman publicou este conto de fantasia em 2006 e uma década depois os gémeos Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram uma adaptação para banda desenhada, a convite da editora norte-americana Dark Horse.
Com a narrativa situada em Londres, na década de 1970, 'Como falar com raparigas em festas' acompanha dois adolescentes que conseguem entrar numa festa com o objetivo de conhecerem raparigas, até que se deparam com três adolescentes que aparentam ser diferentes.
Neil Gaiman, prolífico e premiado autor de fantasia e ficção científica, esteve nomeado para os Hugo Award com este conto e viu a história ser ainda adaptada para cinema, num filme de John Cameron Mitchell que terá estreia mundial em maio no Festival de Cannes.
Foi Neil Gaiman quem sugeriu os nomes de Fábio Moon e Gabriel Bá para esta adaptação editada pela Dark Horse, por admirar o trabalho dos gémeos brasileiros.
'Têm uma estética narrativa na qual a linguagem corporal é tudo. A história passa muito pelo que os narradores pensam e isso pode ser muito difícil de traduzir em banda desenhada. É incrivelmente agradável escrever uma história e vê-los a torná-la real', afirmou Neil Gaiman em 2015, citado pela Publishers Weekly.
Nascidos em São Paulo, em 1976, Fábio Moon e Gabriel Bá são dois dos mais premiados autores brasileiros de banda desenhada, com trabalho publicado tanto no Brasil como fora dele, nomeadamente nos Estados Unidos, em Itália e Espanha.
Entre os prémios já conquistados contam-se o Eisner, o Harvey, o Jabuti e o HQ Mix, ambos brasileiros.
'Daytripper', 'The Umbrella Academy', 'Dois irmãos', uma adaptação de uma obra de Milton Hatoum, e outra de 'O alienista', de Machado de Assis, são alguns dos títulos editados pelos irmãos.
A edição portuguesa de 'Como falar com raparigas em festas' tem tradução de Pedro Carvalho e Guerra.