Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

'Fragmentos de uma observação participativa' estreia-se na 5.ª feira

A curta-metragem "Fragmentos de uma observação participativa", de Filipa Reis e João Miller Guerra, estreia-se na quinta-feira, nos cinemas portugueses, em conjunto com o filme "Noutro país", do sul-coreano Hong Sang-soo.

'Fragmentos de uma observação participativa' estreia-se na 5.ª feira
Notícias ao Minuto

21:15 - 28/05/13 por Lusa

Cultura Curta-metragem

O filme, apresentado em estreia no festival IndieLisboa, é um retrato da imigração no feminino - a partir de três mulheres imigrantes - que "brinca com o estereótipo da mulher brasileira para depois, de alguma forma, o desconstruir", explicaram os dois realizadores à agência Lusa.

Para abordar a questão das migrações entre Portugal e o Brasil, Filipa Reis e João Miller Guerra escolheram "retratar uma classe socioeconómica média/média-alta", para "fugir ao estereótipo da mulher brasileira a viver em Portugal".

Filipa Reis e João Miller Guerra são autores dos filmes "Bela Vista", "Cama de Gato", "Nada Fazi" e "Orquestra Geração".

Com Nuno Baptista fizeram ainda o premiado "Li Ké Terra".

"Acasos de produção" têm levado os realizadores aos locais e às pessoas dos seus filmes: "As oportunidades têm aparecido sempre nestes contextos mais de bairros periféricos das cidades", justifica Miller Guerra, reconhecendo que têm "vontade de trabalhar outras realidades".

Atualmente, Filipa Reis e João Miller Guerra têm dois projetos em fase de financiamento, "que trabalham na fronteira entre o documentário e a ficção", e nunca tiveram apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório