Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Olga Prats homenageada no 52.º Festival de Sintra em maio

A pianista Olga Prats é homenageada na abertura do 52.º Festival de Sintra, que se realiza de 05 a 27 de maio, neste concelho cujo cartaz inclui Wim Mertens e Mário Laginha, foi hoje divulgado.

Olga Prats homenageada no 52.º Festival de Sintra em maio
Notícias ao Minuto

17:30 - 10/04/17 por Lusa

Cultura Pianista

O Palácio Nacional de Sintra e o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a Quinta da Piedade, em Colares, e o Palácio de Queluz, nesta cidade, são os palcos do certame, dirigido artisticamente pelo pianista Adriano Jordão.

O festival inclui o ciclo "Sons da Rua", nos dias 20 e 21 de maio, que promove concertos "nas ruas, praças e jardins do município, democratizando o acesso aos mais variados públicos", segundo nota da organização enviada à agência Lusa.

No âmbito dos "Sons da Rua", tocam, entre outros, as bandas filarmónicas Os Aliados e a de S. Bento de Massamá, no Jardim da Correnteza, em Sintra, estando ainda previstas atuações na Volta do Duche, rua Heliodoro Salgado, Terreiro Rainha D. Amélia, Estação de Comboios e nos Paços do Concelho.

A homenagem à pianista Olga Prats, de 78 anos, que foi colaboradora próxima do compositor Fernando Lopes-Graça, no Centro Cultural Olga Cadaval, abre no dia 05 de maio o festival e conta com a participação, entre outros, do compositor António Victorino d'Almeida, do pianista Artur Pizarro e do contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva.

Olga Prats concluiu em 1957 o curso de piano do Conservatório Nacional e ao longo da sua carreira privilegiou a música de câmara, destacando a produção contemporânea. Além de Lopes-Graça, foi também colaboradora próxima de outros compositores, como Constança Capdeville e Victorino d'Almeida. Todos lhe dedicaram peças e a pianista estreou várias composições suas.

Tendo também lecionado, nomeadamente no Conservatório nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, Prats foi uma das fundadoras do Opus Ensemble, em 1980, e do ensemble de teatro musical Grupo ColecViva, em 1975.

A homenagem à pianista ocorre precisamente 65 anos após a sua estreia, aos 14 anos, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, a 05 de maio de 1952.

O segundo recital da programação é protagonizado pelo compositor, contratenor, pianista, guitarrista e musicólogo belga Wim Mertens, no dia 06 de maio, também na sala Olga Cadaval, e no dia seguinte toca na Quinta da Piedade a pianista brasileira, Lígia Moreno, que se estreia em Portugal.

Na segunda semana do festival estão previstos, entre outros, os recitais do pianista russo Vladimir Viardo, que foi aluno de Irina Naumova, no dia 12, na sala do Trono do Palácio de Queluz, e de Anna Malikova, do Usbequistão, no dia seguinte no auditório Acácio Barreiros do Olga Cadaval; também neste dia e neste centro cultural, mas no auditório Jorge Sampaio, atua o pianista Mário Laginha com as orquestras escolares de Sintra, "para partilhar a sua visão da música portuguesa".

O acordeonista Richard Galliano e o quarteto de cordas Hugo Wolf Quartet são outros nomes do cartaz do festival, com atuações previstas, no dia 21 de maio, respetivamente na sala do Trono, do Palácio de Queluz, e na sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra.

Da programação fazem também parte os pianistas Kristina Miller-Koekert e Gottlieb Wallisch, e a Banda Sinfónica do Exército, sob a direção do maestro Artur Duarte Cardoso, que encerra o Festival, em Queluz, num concerto que conta com o Coro Lisboa Cantat, sob a direção de Jorge Alves, do tenor Pedro Rodrigues, a soprano Carla Simões, e o barítono Diogo Oliveira.

O Festival de Sintra é um dos festivais mais antigos do país, que em edições anteriores contemplou também a dança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório