Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dezenas de réplicas de invenções de Leonardo Da Vinci expostas no Porto

A Alfândega do Porto vai receber, a partir de hoje, a exposição itinerante 'Leonardo Da Vinci - As Invenções do Génio', comissariada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, com 64 réplicas de invenções do criador nascido perto de Florença.

Dezenas de réplicas de invenções de Leonardo Da Vinci expostas no Porto
Notícias ao Minuto

09:15 - 31/03/17 por Lusa

Cultura Exposição

"Estarão patentes ao público 64 réplicas de máquinas e engenhos, bem como representações de obras, desenhos e outros protótipos visionários inventados por Leonardo da Vinci e que hoje nos parecem vulgares, como o helicóptero, o tanque de guerra ou o paraquedas", pode ler-se no comunicado da organização da mostra sobre o trabalho do artista que viveu na passagem do século XV para o século XVI.

De acordo com a diretora da exposição, Paula Paz Dias Ferreira, "o propósito desta exposição é despertar a curiosidade, o engenho e o espírito de inovação dos visitantes que vão ser confrontados com a criatividade de um dos maiores génios da humanidade".

"A exposição será um percurso sobre a vida e obra de um dos maiores génios da inovação, da criatividade, da ciência e da tecnologia de todos os tempos, desenvolvida por áreas temáticas diferenciadas como o Renascimento, as Máquinas de Voo, a Pintura, os Estudos da Hidráulica, da Engenharia Militar e do Urbanismo, entre outros", acrescenta o comunicado.

A inauguração da exposição, que vai ficar no Porto até 31 de julho, vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e tem na comissão científica nomes como o prémio Pessoa de 2002, Sobrinho Simões, ou a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gamboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório