A ópera 'Pagliacci' ('Os Palhaços') é encenada por Rodula Gaitanou, e 'Der Zwerg' ('O Anão'), que é apresentada pela primeira vez em Portugal, tem encenação de Nicola Raab.
Com a conjugação destes dois títulos líricos, o diretor artístico do TNSC, Patrick Dickie, pretende apresentar "obras de inequívoca qualidade musical que, pela sua duração mais reduzida, não são assíduas das principais casas de ópera", segundo comunicado enviado à agência Lusa.
Patrick Dickie propõe 'combinações menos convencionais que suscitem, por isso mesmo, a curiosidade do público e que motivem respostas cénicas determinantes para a unidade do espetáculo, assinadas por equipas artísticas maioritariamente compostas por jovens portugueses'.
O programa da récita, lê-se no mesmo texto, "conjuga o grande sucesso de Leoncavallo com a estreia em Portugal de 'Der Zwerg', um espetáculo com uma importante componente visual, assente num cenário universal criado por José Capela, que combina com ambas as encenações", e num conjunto de figurinos assinados por Mariana Sá Nogueira que, tal como o cenógrafo, se estreia no palco de São Carlos.
A Orquestra Sinfónica Portuguesa, nas duas óperas, é dirigida pela maestrina Joana Carneiro, contando ambas com a participação do Coro do TNSC. O Coro Juvenil de Lisboa, cujo maestro titular é Nuno Margarido Lopes, participa em 'Pagliacci'.
Quanto aos elencos, 'Pagliacci' conta com as prestações de Peter Auty, Norah Amsellem, Igor Gnidii, Carlos Guilherme, Thomas Lehman, João Queirós e João Rosa, enquanto 'Der Zwerg' tem os desempenhos de Peter Bronder, Sarah-Jane Brandon, Dora Rodrigues, Nuno Pereira, Carla Caramujo, Filipa van Eck, Carolina Figueiredo, Ana Franco e Carmen Matos.
'Pagliacci', de Leoncavallo, e 'Der Zwerg', de Zemlinsky, sobem hoje à cena no TNSC, e nos dias 4, 6 e 8 de abril, sempre às 20h00, e no dia 2 de abril, às 16h00.