Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Coreografia 'Antes que matem os Elefantes' apresentada sábado em Almada

A coreografia de Olga Roriz "Antes que matem os Elefantes", que aborda o sofrimento do povo provocado pela guerra na Síria, vai ser apresentada no sábado, no Teatro Joaquim Benite, em Almada.

Coreografia 'Antes que matem os Elefantes' apresentada sábado em Almada
Notícias ao Minuto

11:14 - 30/03/17 por Lusa

Cultura Olga Roriz

O espetáculo, que estará em palco a partir das 21:30 no Teatro Joaquim Benite, estreou-se no ano passado, no Dia Mundial da Dança, a 29 de abril, em Aveiro, e tem vindo a fazer uma digressão pelo país.

A coreógrafa quis que a guerra na Síria fosse o palco de "Antes que matem os Elefantes", uma peça de dança que criou como alerta para uma reflexão coletiva sobre o conflito naquele país.

Logo no início de "Antes que matem os Elefantes" é exibido um vídeo de seis minutos, sem imagens, apenas com legendas, com depoimentos de crianças, a maior parte delas a viver em Alepo, na Síria.

No vídeo, as crianças que aparecem a dar o seu depoimento passam fome, algumas ficaram órfãs, perderam irmãos, familiares, estão perturbadas, e as vozes e as palavras constituem "um alerta" para o público, explicou à Lusa a coreógrafa, em abril.

Em palco, estarão sete bailarinos que se movem num apartamento destruído, e o conflito - que continua a provocar fome, violência, morte e a lançar o país no caos - é apresentado de forma intensa.

"Quero que as pessoas pensem nisto: está longe, mas está perto. É uma forma muito delicada, mas muito profunda, de alertar o público para as coisas; ficam imagens muito fortes, mais do que no telejornal", explicou a coreógrafa e bailarina à agência Lusa antes da estreia, no ano passado.

"Antes que matem os Elefantes" começou a germinar com base numa ideia para uma peça sobre um grupo de pessoas à procura de um lugar, que chegou a passar pela situação dos refugiados no Mediterrâneo, mas depois assentou no conflito na Síria.

A coreografia de "Antes que matem os Elefantes" é de Olga Roriz, a seleção musical é de Olga Roriz e João Rapozo, a cenografia e figurinos de Olga Roriz e Paulo Reis, desenho de luz de Cristina da Piedade, vídeo e pós-produção de áudio de João Raposo.

Em 2015, Olga Roriz assinalou 20 anos da companhia em nome próprio e 40 anos de carreira com a apresentação da peça "Propriedade Privada" (1996), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório