Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

CCB lembra Aquilino Ribeiro em 'A Casa Grande de Romarigães'

O Centro Cultural de Belém (CCB) dedica um dia a Aquilino Ribeiro, quando se assinalam 60 anos da primeira edição de "A Casa Grande de Romarigães", com reflexões e debates em torno da obra e do escritor.

CCB lembra Aquilino Ribeiro em 'A Casa Grande de Romarigães'
Notícias ao Minuto

20:30 - 29/03/17 por Lusa

Cultura Debate

"Literatura e Pensamento -- Dia Aquilino Ribeiro" é o tema do programa que, no próximo sábado, a partir das 15:00, vai pôr os escritores Mário Cláudio e Mário de Carvalho a falar sobre "O legado literário de 'A Casa Grande de Romarigães'", anunciou em comunicado o CCB.

A este debate, segue-se outro, mais académico, sobre "O território literário da Casa Grande de Romarigães, a sua importância como promoção do turismo cultural em Paredes de Coura", com intervenções de Aquilino Machado e Fernando João Moreira, docentes da Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico do Porto, respetivamente, e de Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Este segundo painel debruça-se sobre as vertentes geográficas e culturais de Paredes de Coura e da "Casa Grande", situada freguesia de Romarigães, que é retratada no livro e que foi morada do ex-presidente Bernardino Machado e do próprio Aquilino Ribeiro.

"'A Casa Grande de Romarigães', pela sua intensa força literária, marca sentimentalmente um território que em si mesmo representa e identifica uma região do interior de Portugal, com características distintivamente rurais", lê-se no comunicado.

Sobre a marca física da Quinta do Amparo incide a capacidade criadora do escritor e do seu romance histórico, emanando da obra "um espírito, uma intensidade tão forte, que a presença física do sítio se revê nas evocações do texto e na memória dos feitos que ali terão ocorrido".

Esta trama ficcional ajusta-se à geografia física e humana que lhe serviu de cenário, servindo de ponto de partida para as questões: "que legado literário nos oferece essa obra-prima de escrita e de enredo?", "que papel poderá assumir a Quinta do Amparo e a sua enorme teia ficcional no contexto de Paredes de Coura?", "como se poderá captar a narrativa secreta e mágica que continua subjacente na atmosfera de Romarigães e valorizá-la num projeto de dinamização de todo o concelho de Paredes de Coura?".

A estas questões, os intervenientes procurarão responder, sendo certo -- segundo os promotores do encontro -- que, apesar de a dimensão literária continuar viva para quem visita o local, haverá "uma oportunidade de o reinventar no quadro de uma estratégia territorial mais consistente e integrada para o concelho de Paredes de Coura".

A crónica romanceada "A Casa Grande de Romarigães" foi publicada na primavera de 1957, sendo considerado até hoje um dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório