Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Festival Internacional de Teatro do Porto com espetáculos de 4 países

Porque "a vida começa aos 40" o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) vai assinalar a sua 40.ª edição com 20 espetáculos de criadores provenientes de Portugal, Espanha, Argentina e Chile, anunciou hoje a organização.

Festival Internacional de Teatro do Porto com espetáculos de 4 países
Notícias ao Minuto

13:34 - 27/03/17 por Lusa

Cultura Arte

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, quando se assinala o Dia Mundial do Teatro, a organização do FITEI anunciou que a edição deste ano vai decorrer de 01 a 17 de junho pelos "palcos e ruas" do Porto, Matosinhos e Viana do Castelo, sob o tema 'Memória e comunidade', como o diretor artístico, Gonçalo Amorim, havia anunciado no ano passado.

Para Gonçalo Amorim, que realçou que "a vida começa aos 40", "um dos grandes espetáculos a destacar é 'Campo Minado' da encenadora argentina Lola Arias", que apresenta no Porto "um magnífico trabalho com veteranos da Guerra das Malvinas, o conflito militar entre a Argentina e o Reino Unido, ocorrido entre 02 de abril e 14 de junho de 1982, pela posse das geograficamente estratégicas ilhas Malvinas".

"A encenadora argentina procura reunir velhos inimigos, juntando os fragmentos dos antigos combatentes argentinos e ingleses, que em comum só têm o facto de serem veteranos de guerra. Mas o que é um veterano: um sobrevivente, um herói, um louco? Escrito e encenado por Lola Arias, 'Campo Minado' confronta diferentes visões para contar uma única história, questionando as marcas deixadas pela guerra", acrescentou o FITEI, que remeteu para 09 de maio a apresentação da programação completa.

Também hoje foi anunciada a estreia mundial de um trabalho de Joana Craveiro, do Teatro do Vestido, intitulado 'Filhos do Retorno', no que será "um mergulho na memória e na história problemática do colonialismo português e das histórias e memórias que decorrem do processo de descolonização pós-1974".

O mesmo comunicado do FITEI revela que "o fio condutor" do festival vai ser composto por "obras que refletem e dialogam com a História recente dos seus países, lançando sobre eles um olhar crítico, animadas por um élan criativo".

No que diz respeito à memória do próprio festival vai ser lançado o "Livro dos Exílios", pelo crítico de teatro Jorge Louraço.

"Do cardápio da 40.ª edição do FITEI fazem parte cerca de 20 espetáculos, 'workshops' e diversas atividades paralelas que terão lugar em vários equipamentos culturais de referência da cidade do Porto, como o Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), o Teatro Nacional de São João, o Teatro Carlos Alberto e o Teatro do Bolhão, estando ainda prevista, à semelhança do ano passado, a passagem pelos palcos de Matosinhos (Teatro Constantino Nery) e praças de Viana do Castelo", acrescentou a organização.

No ano passado, num balanço do 39.º FITEI, Gonçalo Amorim havia anunciado a presença, este ano, da peça 'Pájaro', da chilena Trinidad González.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório