Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fadista Cristina Nóbrega apresenta 'Vida' no Teatro S. Luiz

A fadista Cristina Nóbrega atua hoje, pela primeira vez a solo, em nome próprio, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, num concerto intitulado "Vida", no qual estreia uma canção em espanhol de Vasco Graça Moura.

Fadista Cristina Nóbrega apresenta 'Vida' no Teatro S. Luiz
Notícias ao Minuto

07:21 - 27/03/17 por Lusa

Cultura Música

a primeira vez que sou convidada, e atuo numa sala de espetáculos em Portugal, estou orgulhosíssima e empenhadíssima no concerto", disse à agência Lusa Cristina Nóbrega, distinguida em 2009 com o Prémio Amália Rodrigues Revelação.

"Este vai ser um concerto de emoções, sou uma cantora de afetos e de emoções, e gosto de trazer as pessoas do meu coração e desta minha vida", adiantou a intérprete de "Outro Cansaço".

O concerto conta com as participações especiais de Sofia Abraços, bailarina, coreógrafa e professora de flamenco e sevilhanas, João Roque, que venceu em 2008 a Grande Noite de Fado de Lisboa, e do músico David Ribeiro, filho de Luís Ribeiro, "que foi o último guitarrista de Amália Rodrigues", que também acompanhará a fadista.

"Uma vez que se celebra o Dia Mundial do Teatro, tivemos um especial cuidado na parte cénica", afirmou Cristina Nóbrega que, além de Luís e David Ribeiro, na guitarra portuguesa, é acompanhada por Miguel Gonçalves, na viola, João Penedo, no contrabaixo, e Luis Pedro, na percussão.

"O concerto intitula-se 'Vida', porque tem a ver com tudo aquilo que eu tenho feito nos últimos tempos em termos de fado e da música que tenho apresentado, e com pessoas que foram importantes no meu percurso - e cito Vasco Graça Moura, José Fontes Rocha, Carlos Gonçalves, Amália Rodrigues, Tiago Torres da Silva e Pedro Jóia", disse a fadista à agência Lusa.

"Assumo que sou uma cantora, não estou exclusivamente no fado, e isso, em vez de ser um 'hobby', enriquece bastante o que é a música, estar num palco e num concerto", sublinhou.

Cristina Nóbrega adiantou que irá interpretar temas do seu repertório, com destaque para os dois mais recentes discos, "Cristina Nóbrega ao vivo no Chiado", e "Um fado para Fred Astaire", que é constituído maioritariamente por fados tradicionais, sendo todos os poemas de autoria de Tiago Torres da Silva.

Entre outros temas, a criadora de "Escadinhas da Bica" vai interpretar um poema que o poeta Vasco Graça Moura lhe ofereceu, "Rosa y Clavel", numa música de José Luís Tinoco, e uma canção de Carlos Cano, "María la Portuguesa", que o autor espanhol dedicou a Amália Rodrigues, com quem a chegou a gravar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório