Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Artista holandesa expõe desenhos em palácio de Estremoz

Dez desenhos da autoria da artista holandesa Jacobien De Rooij, que tem realizado residências artísticas no Alentejo, vão estar expostos no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Estremoz (Évora), a partir de sábado.

Artista holandesa expõe desenhos em palácio de Estremoz
Notícias ao Minuto

14:33 - 24/03/17 por Lusa

Cultura Jacobien De Rooij

A exposição intitula-se 'De Longe e de Perto' e é promovida pela Câmara de Estremoz e pela Fundação OBRAS, sediada numa herdade em Evoramonte, neste concelho alentejano, e promotora de residências destinadas a artistas profissionais.

Nesta mostra, que vai ficar patente até ao dia 21 de maio, explicou hoje a Fundação OBRAS, Jacobien De Rooij "expressa a sua atração pelos inúmeros pormenores das paisagens naturais e rurais, sem qualquer pretensão".

Mas os desenhos, continuou, mostram "uma beleza incrível: uma ovelha solitária, uma concentração de desperdício de mármore, uma galinha numa capoeira que espera por ser vendida".

Durante as suas residências anuais em Evoramonte, nos últimos seis anos, a artista holandesa iniciou uma série de desenhos de grande dimensão, com trabalhos de até cinco por dois metros.

No Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, acrescentou a Fundação OBRAS, vão agora ser mostrados 10 desses desenhos, selecionados "de modo a encaixarem-se harmoniosamente entre si" ou até para "comunicarem com o aspeto barroco" do edifício.

O trabalho da artista holandesa propõe "olhar o mundo em múltiplas vertentes" e tem como "importante força condutora" o conceito de tempo.

"A natureza faz-nos estar mais conscientes da nossa efemeridade, sobretudo nestes tempos conturbados em que vivemos", disse a Fundação OBRAS.

Jacobien de Rooij nasceu em Roterdão, em 1947, e fez a sua educação artística na Academia Gerrit Rietveld, em Amsterdão.

Até 2013, foi professora na escola de artes AKV|St Joost, no seu país de origem. Ocasionalmente, integra júris de prémios de arte, é curadora de exposições e professora-convidada em academias de belas-artes.

A artista, cujas obras fazem parte de diversas coleções privadas e públicas, já realizou exposições individuais e coletivas na Holanda, Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório