Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ministro da Cultura anuncia reativação das Bolsas de Criação Literária

As Bolsas de Criação Literária, suspensas durante 15 anos, foram reativadas pelo Ministério da Cultura, revelando um investimento de 180 mil euros, foi hoje anunciado.

Ministro da Cultura anuncia reativação das Bolsas de Criação Literária
Notícias ao Minuto

19:45 - 23/03/17 por Lusa

Cultura Artes

O ministério estima que em julho próximo estejam a ser atribuídas as primeiras bolsas, sendo entretanto nomeado o júri, e aberto concurso.

As bolsas foram criadas em 1996 e a sua atribuição foi interrompida em 2002, e reativadas este ano, anunciou hoje o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O modelo permite, pela primeira vez, a candidatura de autores sem trabalhos editados, podendo vir a apresentar um projeto de escrita com orientações sobre o trabalho a realizar.

Outra novidade é a possibilidade de se candidataram projetos nas áreas da banda desenhada, literatura infanto-juvenil e obras de ilustração, enquanto a portaria de 1996 admitia estas modalidades apenas a título "excecional".

Até 2002, ano em que este programa foi suspenso, as bolsas eram atribuídas por doze meses e, a partir de agora, podem ter uma duração de apenas seis meses, adaptando-se a cada um dos projetos, o que, em vez de doze bolsas anuais, poderá traduzir-se na concessão de 24 bolsas por ano, explicou fonte do gabinete do ministro à agência Lusa.

Esta medida irá ser publicada em portaria, após a qual o ministro da Cultura determinará, em despacho, o número de bolsas a concurso e o montante global de investimento, segundo a mesma fonte.

Até à interrupção da atribuição destas bolsas, em 2002, foram apoiados 72 autores, entre os quais Luísa Costa Gomes, Almeida Faria, José Luís Peixoto, Luís Cardoso, Possidónio Cachapa, Al Berto, Fernando Campos, Inês Pedrosa, Adília Lopes e Graça Lobo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório