Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Fadista Cristina Nóbrega atua pela primeira vez no Teatro S. Luiz

A fadista Cristina Nóbrega atua pela primeira vez a solo, em nome próprio, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, na próxima segunda-feira, num concerto no qual vai interpretar uma canção em espanhol de Vasco Graça Moura.

Fadista Cristina Nóbrega atua pela primeira vez no Teatro S. Luiz
Notícias ao Minuto

14:20 - 23/03/17 por Lusa

Cultura Lisboa

a primeira vez que sou convidada, e atuo numa sala de espetáculos em Portugal, estou orgulhosíssima e empenhadíssima no concerto", disse à agência Lusa Cristina Nóbrega, distinguida em 2009 com o Prémio Amália Rodrigues Revelação.

"Este vai ser um concerto de emoções, sou uma cantora de afetos e de emoções, e gosto de trazer as pessoas do meu coração e desta minha vida", afirmou a intérprete de 'Outro Cansaço'.

O concerto conta com as participações especiais de Sofia Abraços, bailarina, coreógrafa e professora de flamenco e sevilhanas, João Roque, que venceu em 2008 a Grande Noite de Fado de Lisboa, e do músico David Ribeiro, filho de Luís Ribeiro, "que foi o último guitarrista de Amália Rodrigues", que também acompanhará a fadista.

"Uma vez que nesse dia se celebra o Dia Mundial do Teatro, tivemos um especial cuidado na parte cénica", afirmou Cristina Nóbrega que, além de Luís e David Ribeiro, na guitarra portuguesa, é acompanhada por Miguel Gonçalves, na viola, João Penedo, no contrabaixo, e Luis Pedro, na percussão.

O fadista João Roque e Cristina Nóbrega vão interpretar o Fado Vitória, um fado tradicional de Joaquim Campos, que interpretam respetivamente num poema de Gabriel de Oliveira, 'Igreja de Santo Estevão', e num poema de Pedro Homem de Mello, "Povo que Lavas no Rio".

Cistina Nóbrega disse à Lusa que este é um exercício pedagógico "pois muita gente não compreende como, numa mesma melodia, se podem interpretar diferentes poemas, e como os fadistas pedem aos músicos os fados tradicionais, o Amora, o Vitória, ou tantos mais, e os guitarristas imediatamente os tocam".

"O concerto intitula-se 'Vida', porque tem a ver com tudo aquilo que eu tenho feito nos últimos tempos em termos de fado e da música que tenho apresentado, e com pessoas que foram importantes no meu percurso - e cito Vasco Graça Moura, José Fontes Rocha, Carlos Gonçalves, Amália Rodrigues, Tiago Torres da Silva e Pedro Jóia", disse a fadista à agência Lusa.

"Assumo que sou uma cantora, não estou exclusivamente no fado, e isso, em vez de ser um 'hobby', enriquece bastante o que é a música, estar num palco e num concerto", sublinhou.

Cristina Nóbrega adiantou que irá interpretar temas do seu repertório, com destaque para os dois mais recentes discos, "Cristina Nóbrega ao vivo no Chiado", e "Um fado para Fred Astaire", que é constituído maioritariamente por fados tradicionais, sendo todos os poemas de autoria de Tiago Torres da Silva.

Entre outros temas, a criadora de "Escadinhas da Bica" vai interpretar um poema que o poeta Vasco Graça Moura lhe ofereceu, "Rosa y Clavel", numa música de José Luís Tinoco, e uma canção de Carlos Cano, "María la Portuguesa", que o autor espanhol dedicou a Amália Rodrigues, com quem a chegou a gravar.

A fadista disse à Lusa que regressa à capital em junho, para dois espetáculos, nos dias 29 e 30, no Centro Cultural de Belém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório