Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Xinobi exercita passado punk-rock com o álbum 'On the quiet'

Com um pé na eletrónica e outro no passado punk-rock, o músico Bruno Cardoso, conhecido como Xinobi, edita na sexta-feira o álbum "On the quiet", que inclui uma consciência social, disse à agência Lusa.

Xinobi exercita passado punk-rock com o álbum  'On the quiet'
Notícias ao Minuto

11:15 - 23/03/17 por Lusa

Cultura Bruno Cardoso

"Do ponto de vista lírico e de mensagem, é o meu disco punk-rock que nunca tinha feito sozinho, não é tão vago como o anterior, tem uma mensagem de consciência social mais visível, tem uma eletrónica etérea e é mais coerente do princípio ao fim", resumiu.

Bruno Cardoso, 38 anos, está ligado à música há vários anos, como DJ, músico, produtor, editor. Fez parte dos Vicious 5, é um dos fundadores da Discotexas, já assinou remisturas de temas de outros artistas, editou vários EP e há três anos o álbum '1975'.

Afirmando-se um idealista na construção de um álbum, a pensar que vai ser ouvido do princípio ao fim, Xinobi criou uma sequência entre os oito temas e convidou vários músicos a interpretá-los, incluindo, logo a abrir, uma referência de vida.

'On the quiet' começa com 'Skateboarding', de quase sete minutos, com deambulações melódicas que enquadram um excerto de um discurso feito em 2013 pelo músico norte-americano Ian Mackaye, na Biblioteca do Congresso norte-americano.

Xinobi escolheu um excerto no qual o fundador dos Fugazi e dos Minor Threat fala sobre andar de skate e sobre a forma como se interpreta o mundo dessa perspetiva.

"Quando era miúdo andava de skate, mas magoei-me e fiquei apaixonado e não praticante. Quando ouvi esse excerto percebi que aquilo é o que eu também penso. Nunca intelectualizei quando era puto, mas agora pensaria assim, na forma como se pode interpretar o que está à nossa volta", explicou.

O músico português diz que Ian Mackaye - que autorizou a inclusão do excerto no álbum - é uma figura inspiradora para ele. "Apresentou-me o universo punk-rock sem que precisasse da rebeldia toda e dos excessos da droga e do álcool e de ter uma vida destrutiva".

Além de Ian Mackaye, o novo álbum conta com as participações das cantoras portuguesas Margarida Falcão e do músico sul-africano Lazarusman. Bruno Cardoso recorreu ainda à "timidez vocal totalmente transparente" dele num dos temas.

Desse passado punk-rock, o músico pratica o 'do it yourself' em tudo o que faz: 'A minha vida está moldada de forma a que tudo seja feito aprendendo a desenrrascar-me. E não tenho controlo extremo sobre o que faço e o que sou'.

Mas alerta: "A escola do punk é muito boa, mas não é uma ciência exata. Bate-se muitas vezes com a cabeça na parede até se conseguir alguma coisa", disse entre risos.

'On the quiet' é o resultado de uma vida "super confortável de estúdio", mas para Bruno Cardoso não há como experimentar a adrenalina e a intensidade de uma digressão.

Para os próximos meses estão previstas várias atuações, em formato DJ set e concerto com banda. Além de datas em Portugal, o músico quer fazer uma 'tour' na Ásia e no México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório