Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Rio de Janeiro acolhe retrospetiva do cinema de João Pedro Rodrigues

O cinema do realizador português João Pedro Rodrigues, incluindo o mais recente 'O ornitólogo', vai ser exibido a partir de dia 30 numa retrospetiva no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, anunciou hoje aquele espaço.

Rio de Janeiro acolhe retrospetiva do cinema de João Pedro Rodrigues
Notícias ao Minuto

20:05 - 22/03/17 por Lusa

Cultura Cinema

Será "a maior retrospetiva já feita no Brasil da obra do realizador português", lê-se na página oficial do Instituto Moreira Salles.

O ciclo é organizado a propósito da estreia brasileira de 'O ornitólogo' e incluirá projeções - em digital e em 35mm - de filmes como 'Parabéns' (1997), 'Odete' (2005) e 'Morrer como um homem' (2009).

A estes juntam-se ainda os filmes que João Pedro Rodrigues fez em parceria com João Rui Guerra da Mata, como as curtas-metragens 'China, China' (2009) e 'Alvorada Vermelha' (2011), bem como a longa 'A última vez que vi Macau' (2012).

A retrospetiva estender-se-á até 12 de abril, sendo que no dia 08, após a exibição de 'O ornitólogo', haverá uma conversa de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata com o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho.

Em 2016, com 'O ornitólogo', João Pedro Rodrigues conquistou o prémio de melhor realizador no festival de cinema de Locarno (Suíça) e o prémio de melhor filme no Festival de Cinema do Recife (Brasil).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório