Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Prémios Sophia do cinema português são atribuídos hoje em Lisboa

Os prémios Sophia, que distinguem o cinema português, são entregues hoje pela Academia Portuguesa de Cinema numa cerimónia em Lisboa, que pretende ainda assinalar os 60 anos da RTP.

Prémios Sophia do cinema português são atribuídos hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

06:32 - 22/03/17 por Lusa

Cultura Academia

Com 'Cinzento e Negro, de Luís Filipe Rocha, a liderar os Sophia com 14 nomeações, a cerimónia será dedicada ao cinema e à televisão, numa alusão ao aniversário da televisão pública, com apresentação por conta da atriz Ana Bola.

Esta é a quinta edição dos Sophia, os prémios criados pela Academia Portuguesa de Cinema para distinguir o que se faz em cada ano no cinema português.

Entre as 14 nomeações de 'Cinzento e Negro' estão as de Melhor filme, atriz e ator principal, com o elenco composto por Joana Bárcia, Miguel Borges e Filipe Duarte, bem como realização e argumento original para Luís Filipe Rocha.

A comédia 'A mãe é que sabe', de Nuno Rocha, soma 12 nomeações, entre as quais Melhor filme, ator secundário (Carlos Santos e Adriano Carvalho), atriz secundária (Manuela Maria e Dalila Carmo) e argumento original (Roberto Pereira e Nuno Rocha).

'Cartas da guerra', de Ivo M. Ferreira, com Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova, a partir da correspondência do escritor António Lobo Antunes durante a guerra colonial, tem 11 nomeações para os Sophia, também nas principais categorias.

José Fonseca e Costa está nomeado a título póstumo para melhor realizador a propósito de 'Axilas'.

Serão ainda atribuídos prémios noutras categorias, como documentário, curta-metragem de animação, banda sonora, fotografia e direção artística.

Durante a cerimónia, no Centro Cultural de Belém, o ator Ruy de Carvalho será homenageado com o Prémio Mérito e Excelência, pelos 75 anos de carreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório