Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Conferência internacional debate hoje novas realidades dos museus

Uma conferência internacional para refletir e debater novas realidades, práticas e condições de trabalho nos museus do século XXI, vai realizar-se entre hoje e sexta-feira no Museu do Chiado, em Lisboa.

Conferência internacional debate hoje novas realidades dos museus
Notícias ao Minuto

10:55 - 09/03/17 por Lusa

Cultura Lisboa

Intitulada 'The Museum Reader', a conferência internacional é organizada pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado.

O objetivo do encontro de especialistas é "propor linhas temáticas e pontos notáveis para pensar, refletir e debater novas realidades, práticas e condições de trabalho detetadas nos museus deste século XXI", segundo a organização.

Em foco estarão temas como "Os museus na passagem do século XX para o século XXI", "O museu e a conceção neoliberal de cultura", "As transformações paradigmáticas das instituições artísticas no contexto da atual ordem social, económica e política", "A crítica institucional enquanto investigação dos contornos e funcionamento das instituições de arte" e "O museu como lugar de negociação e conflito".

Também serão abordados "O potencial das instituições e a nova esfera institucional: o novo institucionalismo, a museologia radical, museologia crítica", "Crítica e experimentação nas instituições artísticas", "Práticas institucionais e não institucionais no museu", "Quais as exigências e desafios das práticas artísticas contemporâneas para os museus e instituições artísticas" e "A futura identidade das instituições artísticas".

O comité de organização é composto por Sandra Vieira Jürgens, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Emília Tavares, conservadora do Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado.

No comité científico estão, entre outros, David Santos, sub-diretor-geral do Património Cultural, Fernando José Pereira, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Helena Barranha, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Idalina Conde, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Maria João Gamito, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e Raquel Henriques da Silva, da Universidade Nova de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório