Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Jovens escultores expõem 'Desencontrados' em Aljustrel

A exposição coletiva 'Desencontrados', com obras de escultura de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, vai estar patente ao público a partir de sexta-feira, na vila de Aljustrel, no Alentejo.

Jovens escultores expõem 'Desencontrados' em Aljustrel
Notícias ao Minuto

10:35 - 07/03/17 por Lusa

Cultura Exposição

Segundo divulgou hoje a Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, a exposição vai ser inaugurada na sexta-feira às 18:00 e ficar patente até dia 15 de abril nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, estando previstas visitas guiadas às quartas-feiras, mediante marcação prévia.

A exposição reúne obras de escultura construídas pelos alunos de mestrado Andreia Café, Paulo Dias, Jéssica Burrinha, Catarina Mendes, Liliana Alcaria e Paulo Dias e a partir de vários materiais, como tubos de ferro, pregos, pinho, pele sintética, gesso, zinco, cordão e grés de Montemor-o-Novo.

De acordo com o professor auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa João Castro Silva, citado pelo município, a exposição reflete "um quase manifesto, uma vontade enorme de não querer estar conforme, uma expressão de resistência de querer ficar fora da norma".

"Se de início me assustou ver jovens escultores, em início de carreira, com uma visão fatalista deste tempo, que é o deles, por outro lado aquilo que assumem como vontade de não pertença, de não estar afim, é afinal a constatação de que ainda há autênticos escultores que se mantém verdadeiros, transparentes, que expõem e se expõem com ímpeto, sem pesar bem as coisas, mas com toda a verdade", refere João Castro Silva.

No âmbito da exposição, no dia 18 deste mês, os alunos escultores, em colaboração com o NAVA - Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel, vão realizar um ateliê de escultura e desenho destinado a crianças e adultos e os interessados em participar deverão inscrever-se nas Oficinas de Formação e Animação Cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório