Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Prémio de poesia procura recuperar legado de Francisco Rodrigues Lobo

A recuperação da obra e da memória do poeta Francisco Rodrigues Lobo é o objetivo de um prémio de poesia lançado em Leiria, que procura revelar novos autores nacionais.

Prémio de poesia procura recuperar legado de Francisco Rodrigues Lobo
Notícias ao Minuto

21:00 - 23/02/17 por Lusa

Cultura Literatura

O Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo homenageia o poeta que nasceu em Leiria em 1580 e morreu em Lisboa em 1621, numa iniciativa de uma livraria da idade, a Arquivo, e da Fundação Caixa Agrícola, que pretendem projetar um legado esquecido até na cidade natal do autor.

"Entendemos que a obra de Rodrigues Lobo não tem merecido a devida atenção, tendo sido ele um dos mais importantes discípulos de Camões e o iniciador do Barroco na literatura portuguesa. Tem vindo a ser um pouco esquecido pela comunidade literária portuguesa", afirma um dos responsáveis da livraria, João Nazário.

Segundo o organizador, "nem mesmo em Leiria, cidade onde nasceu, há a noção da importância da sua obra e o conhecimento da mesma, sendo para a maioria das pessoas apenas o nome de uma escola e de uma praça".

O prémio, incluído na programação do festival Ronda Poética, a realizar em Leiria entre 17 e 21 de março, procura simultaneamente "incentivar a produção poética de autores de língua portuguesa", encontrar "novos autores a mostrar os seus trabalhos" e "homenagear o poeta Francisco Rodrigues Lobo", além de procurar "construir uma imagem de Leiria como uma cidade das artes e da cultura".

A poucos dias de terminarem as inscrições, há já cerca de uma centena de trabalhos candidatos ao prémio, no valor de mil euros.

"A adesão superou um pouco as nossas expectativas", assume João Nazário, considerando que, "apesar das dificuldades, a poesia portuguesa atravessa uma fase muito interessante".

"Há novas propostas que vão surgindo, através das quais se percebe que não faltam arrojo criativo, maturidade, consistência e medo de arriscar", acrescenta.

O júri do prémio é constituído por Pedro Mexia, Carlos André, Cristina Nobre, Maria Celeste Alves e Orlando Cardoso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório