Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Companhia de Bailado estreia 'In The Mind of Igor' depois de protestos

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia hoje a coreografia "iTMOi - In The Mind of Igor", de Akram Khan, no Teatro Camões, em Lisboa, mas antes do espetáculo, às 20:00, haverá um protesto em frente ao edifício.

Companhia de Bailado estreia 'In The Mind of Igor' depois de protestos
Notícias ao Minuto

07:45 - 23/02/17 por Lusa

Cultura Artes

O protesto será protagonizado por crianças e familiares do elenco do espetáculo "1HD - Uma História da Dança", com coreografia e direção artística de Bruno Cochat, resultado de uma encomenda da CNB para ser apresentada durante a sua temporada de 2016-17, que teve quatro apresentações e foi depois cancelado.

O conselho de administração do Organismo de Produção Artística (OPART), que tutela a CNB, justificou na semana passada que "após a apresentação dos quatro primeiros espetáculos (25 e 28 de janeiro e 01 e 04 de fevereiro), entendeu-se que não estavam reunidas as condições para prosseguir com a calendarização anunciada, tendo por isso cancelado as restantes apresentações".

De acordo com Bruno Cochat, as crianças do elenco e seus familiares não ficaram satisfeitos com as explicações do OPART e decidiram protestar junto ao Teatro Camões para serem recebidos pela direção, liderada por Paulo Ribeiro.

Bruno Cochat disse na quarta-feira à agência Lusa que irá estar presente no protesto, "em solidariedade" para com o elenco e porque também não entende as explicações que foram dadas pelo OPART, além de ter sido rescindido o seu contrato de três anos para coordenar o centro educativo da CNB no Chiado.

Quanto à nova peça coreográfica que tem estreia nacional no Teatro Camões, de Akram Khan, ficará em palco até 04 de março e estará em digressão no Porto, no Teatro Municipal Rivoli, nos dias 09 e 10 de março, às 21:30, e no dia 11 de março às 19:00.

"iTMOi - In The Mind of Igor" tem direção artística e coreografia de Akram Khan, música original de Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost, cenografia de Matt Deely, figurinos de Kimie Nakano, desenho de luz de Fabiana Piccioli, dramaturgia de Ruth Little, pesquisas de Joel Jenkins e desenho de som de Nicolas Faure.

Interpretada agora pelos artistas da CNB, a peça teve estreia absoluta em 2013, em Grenoble, França, pela companhia do coreógrafo britânico nascido no Bangladesh há 47 anos.

Akram Khan criou, entre outras obras, "Until the Lions", "DESH", "Vertical Road", "Gnosis" e "Zero degrees", e tem colaborado com o Ballet Nacional da China, com os coreógrafos e bailarinos Sidi Larbi Cherkaoui e Israel Galván, a cantora Kylie Minogue, os artistas visuais Anish Kapoor, Antony Gormley e Tim Yip, o escritor Hanif Kureishi e o compositor Steve Reich.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório