Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Filme do realizador Pedro Cardeira premiado no Festival Filmes sobre Arte

O filme 'Mio Pang Fei', do realizador português Pedro Cardeira, conquistou a Lebre de Prata do Festival Internacional Filmes sobre Arte Portugal, que encerrou no domingo à noite, em Lisboa, anunciou hoje a organização.

Filme do realizador Pedro Cardeira premiado no Festival Filmes sobre Arte
Notícias ao Minuto

12:35 - 20/02/17 por Lusa

Cultura Cinema

Contactada pela agência Lusa, a diretora do festival, Rajele Jain, indicou que a Lebre de Ouro, o prémio mais importante do certame, foi entregue ao filme 'Retrato de um anti-poeta' (2009), do realizador chileno Víctor Jiménez Atkin.

'Abraham Cruzvillegas: Autoconstrucción' (2016), dos realizadores norte-americanos Susan Sollins e Ian Foster, recebeu a Lebre de Ferro e foram ainda entregues menções honrosas aos filmes 'Pontas Soltas' (2016), de Ricardo Oliveira, e a 'When water turns into drops'(2015), da holandesa Jeannice Adriaansens.

O filme 'Mio Pang Fei', do cineasta português Pedro Cardeira, sobre um dos mais conceituados artistas chineses, censurado pela Revolução Cultural Chinesa, que se refugiou em Macau, foi realizado em 2014.

O Festival Internacional Filmes sobre Arte Portugal decorreu entre a passada quinta-feira e domingo, na Galeria Zé dos Bois, exibindo 18 filmes, dos quais cinco portugueses, com estreia mundial ou nacional da totalidade das obras internacionais em concurso.

Nesta nona edição voltaram a estar em foco filmes que abordam temas artísticos em diferentes disciplinas, desde as artes visuais, fotografia, teatro, literatura, música, entre outras.

Ao longo do festival foram exibidos 'Act & Punishment', por Evgeniy Mitta, sobre o pensamento, vida e obra do grupo de artistas e ativistas Pussy Riot, 'How To Shape a City', do realizador turco Caner Kaya, sobre o impacto da arte na comunidade de uma cidade, o filme 'Madman's Conspiracy', do russo Algis Arlauskas, também 'Home is not a Place', pelo realizador polaco Pawel Schnabel, sobre os problemas de atores e dançarinos têm de conquistar numa vida dura e disciplinada, sob circunstâncias difíceis.

Desde o lançamento, em 2008, o festival apresentou cerca de 240 filmes, introduzindo o universo e práticas artísticas de mais de 350 criadores, músicos, bailarinos, realizadores e escritores, segundo um balanço da atividade elaborado pela organização.

Criado pela artista e programadora Rajele Jain, o Festival Internacional Filmes sobre Arte Portugal teve inicialmente o apoio do Festival Temps D'Images e, desde 2015, é produzido de forma independente pela Associação Cultural Vipulamati: Ample Intelligence.

O certame cinéfilo tem o apoio de Club of the Knobs - Analog Modular Synthesizer, Digital Azul Audiovisuais e Fundação Moranguinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório