Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vila Viçosa estabelece parcerias para candidatura a Património Mundial

O município de Vila Viçosa, no Alentejo, anunciou hoje a assinatura de um protocolo com duas instituições da área da cultura para elaboração de estudos especializados, no âmbito da candidatura da localidade a Património Mundial.

Vila Viçosa estabelece parcerias para candidatura a Património Mundial
Notícias ao Minuto

18:33 - 06/02/17 por Lusa

Cultura Évora

Segundo a autarquia, o protocolo assinado com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Direção-Geral do Património Cultural é orientado para a realização de "estudos em áreas consideradas prioritárias" para a organização do dossiê final da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O bem "Vila Viçosa, vila ducal renascentista" já está inscrito na lista indicativa de Portugal ao Património Mundial da UNESCO.

De acordo com o município de Vila Viçosa, no distrito de Évora, a colaboração recíproca entre a autarquia e as duas instituições vai incidir na cooperação técnico-científica na área da salvaguarda do património cultural.

O entendimento representa, segundo a autarquia, "um passo importante no aproveitamento das sinergias existentes entre instituições" com competências nesta matéria, como é o caso da Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Direção-Geral do Património Cultural, e "uma ação fundamental para a classificação e o conhecimento do património cultural da vila".

O município já tinha assinado um outro protocolo de cooperação, com a Fundação da Casa de Bragança, também para elaboração de estudos especializados, no âmbito do processo desta candidatura.

A Fundação da Casa de Bragança vai apoiar a candidatura através da partilha de informação e de documentação relativas ao património e acervo, sobretudo na elaboração de estudos de natureza científica e cultural, que sejam considerados "relevantes" para o processo.

Outro objetivo do protocolo com a fundação passa pelo apoio técnico e logístico da instituição na organização de jornadas, conferências, congressos e projetos educativos, orientados tematicamente para "a preservação, valorização e divulgação do património cultural de Vila Viçosa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório