Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Coreógrafo Miguel Pereira estreia novo solo em fevereiro

O coreógrafo Miguel Pereira vai estrear, a 01 de fevereiro, o novo solo, 'Peça para Negócio', que explora os hiatos e tempos de espera de um artista que tem de estar constantemente a produzir, em Lisboa.

Coreógrafo Miguel Pereira estreia novo solo em fevereiro
Notícias ao Minuto

18:32 - 19/01/17 por Lusa

Cultura Arte

O espetáculo estará entre 1 e 4 de fevereiro no Negócio, sala da galeria Zé dos Bois, onde se apresentam propostas na área das artes performativas, segundo a organização.

A partir da ideia de negociação, Miguel Pereira apresenta uma nova criação "que questiona os papéis definidos para o espetador e para o artista, desafiando a relação aparentemente estática entre quem faz e quem assiste", segundo um comunicado sobre o espetáculo.

"Este solo é uma espécie de aceitação de um tempo vazio e incerto que muitas vezes atravessa a criação de uma peça. Projetar os desejos do público e ao mesmo tempo não prescindir das nossas próprias motivações existenciais e artísticas é o maior desafio que o objeto artístico pode ter", escreve Miguel Pereira num texto sobre a peça.

O facto de este trabalho ser construído e apresentado num espaço que se chama Negócio levou o coreógrafo a refletir também "sobre a relação inerente entre criador e espetador, numa lógica de negociação permanente dos papéis que cada um assume na existência do espetáculo".

Com conceção e interpretação de Miguel Pereira, a coreografia teve a colaboração dramatúrgica de Joclécio Azevedo, luz de José Alho, numa coprodução da Negócio/ZDB, e produção de O Rumo do Fumo, num projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Miguel Pereira frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e a Escola Superior de Dança de Lisboa, foi bolseiro em Paris (Theatre Contemporain de la Danse) e em Nova Iorque, com uma bolsa do Ministério da Cultura.

Como intérprete trabalhou, entre outros coreógrafos, com Francisco Camacho e Vera Mantero, participou na peça e no filme 'António, Um Rapaz De Lisboa' de Jorge Silva Melo.

Entre outros trabalhos assinou 'Antonio Miguel', peça a com a qual recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menção honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão (2000),'Karima meets Lisboa meets Miguel meets Cairo', uma colaboração com a coreógrafa egípcia Karima Mansour (2006), 'Op. 49' (2012), e 'Wilde' (2013).

Desde 2000, a convite de Vera Mantero, é artista associado da estrutura O Rumo do Fumo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório