Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Capella Patriarchal estreia obras de compositor seiscentista

O ensemble Capella Patriarchal, dirigido por João Vaz, apresenta hoje, às 18:00, na Sé de Évora, em estreia moderna, obras de frei Fernando de Almeida (1600-1660).

Capella Patriarchal estreia obras de compositor seiscentista
Notícias ao Minuto

12:30 - 14/01/17 por Lusa

Cultura Évora

Fernando de Almeida, frade natural de Lisboa, que professou no Convento de Tomar, sede da Ordem de Cristo, no ano de 1638, onde subiu ao cargo de visitador, em 1656, e foi mestre de capela do convento, e onde acabaria por falecer a 21 de março de 1660.

O compositor é "um dos últimos representantes da tradição polifonista portuguesa", segundo a editora Althum, que organiza o concerto.

"No catálogo da livraria de D. João IV figura uma missa deste compositor e o rei D. João V, que reinou de 1706 a 1750, mandou tirar uma cópia desta obra para ser cantada na Capela Real, o que prova a estima em que as suas obras eram tidas, mesmo após a sua morte", disse à Lusa João Vaz, que realçou a "altíssima qualidade" da composição deste frade de Cristo.

De Fernando Almeida, em primeira audição moderna, serão interpretados 'Miserere' e 'Benedictus Dominus Deus Israel', e também, deste compositor sacro, a 'Missa Ferial', constando ainda do programa obras para órgão de Pedro Araújo (1640-1705), designadamente, 'Obra de passo solto de 8.º tom', 'Obra de 1.º tom sobre a Salve Regina', 'Meio registo [de dois tiples] de 3.º tom', 'Consonâncias de 1.º tom' e 'Batalha de 6.º tom'.

O "Miserere" e o "Benedictus" provêm de manuscritos conservados na Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, esclareceu João Vaz, segundo o qual "o estilo de frei Fernando de Almeida, mantendo embora a estrutura polifónica presente em obras de compositores anteriores, é impregnado dos madrigalismos típicos da música italiana daquele período".

"Os textos das suas obras são, assim, particularmente enriquecidos pelos recursos musicais que sublinham determinadas palavras", rematou João Vaz, que é organista titular de S. Vicente de Fora.

A Capella Patriarchal é constituída por Mónica Santos e Mariana Moldão (sopranos), Carolina Figueiredo (contralto), João Rodrigues, Diogo Rato Pombo e João Custódio (tenores), Hugo Oliveira e Sérgio Silva (baixos) e João Vaz (órgão e direção).

NL // MAG

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório