Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pedro Melo Alves vence 2.ª edição do Prémio Bernardo Sassetti

O músico Pedro Melo Alves, de 25 anos, venceu a 2.ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti, anunciou hoje a Portugal Jazz - Associação Sons da Lusofonia, promotora do galardão.

Pedro Melo Alves vence 2.ª edição do Prémio Bernardo Sassetti
Notícias ao Minuto

18:02 - 13/01/17 por Lusa

Cultura Música

De acordo com a mesma fonte, o premiado, natural do Porto, foi o escolhido pelo júri do galardão, composto pelos pianistas Mário Laginha e Carlos Azevedo, e pelo saxofonista Carlos Martins.

O jovem músico iniciou-se na bateria em projetos de rock/fusão, tendo depois estudado piano clássico e teoria do jazz.

Atualmente frequenta o curso de composição da Escola Superior de Música de Lisboa, faz parte dos projetos The Rite of Trio (Carimbo Porta-Jazz 2015) e Catacombe (Raging Planet 2014), como baterista e compositor, e tem composto música para teatro e dança.

O prémio tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de competências na área da composição de música improvisada, em Portugal, e dar oportunidade a jovens compositores portugueses de gravarem e divulgarem o seu trabalho.

As composições vencedoras serão tocadas pelo Ensemble Portugal em Jazz, um grupo de jovens até aos 30 anos, criado especificamente para o efeito, e apresentadas entre 07 e 09 de abril deste ano na Festa do Jazz, que terá lugar no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

O prémio é uma iniciativa do programa Portugal Jazz - Associação Sons da Lusofonia, apoiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, em parceria com a Casa Bernardo Sassetti e a Antena 2.

Na primeira edição, foi vencedor Vasco Miranda, de 22 anos, natural de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, onde prossegue os seus estudos na universidade, no curso de Composição.

A associação Sons da Lusofonia criou o Prémio de Composição Bernardo Sassetti para incentivar a criação musical de jovens músicos na área do jazz e para homenagear aquele autor, falecido em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório