Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

'A noite da liberdade' regressa hoje ao Teatro Joaquim Benite em Almada

Os confrontos ocorridos em 1930, na cidade de Murnau, na Baviera, são o tema da peça 'A noite da liberdade', do dramaturgo austro-húngaro Ödön von Horváth, que regressa hoje ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

'A noite da liberdade' regressa hoje ao Teatro Joaquim Benite em Almada
Notícias ao Minuto

08:28 - 13/01/17 por Lusa

Cultura Peça

Depois de várias representações esgotadas, após a estreia a 02 de dezembro último, 'A noite da liberdade' regressa à sala principal do Joaquim Benite para 13 espetáculos - de quarta-feira a sábado, às 21:00, e aos domingos, às 16:00 -, até dia 29.

'A noite da liberdade' baseia-se nos confrontos que opuseram os defensores da república alemã de Weimar aos nacionais-socialistas de Hitler, e a ação desenrola-se em torno da taberna do senhor Josef Lehninger, que, à tarde, aluga a sala aos nazis, para que celebrem o Dia Alemão, e, à noite, aos republicanos, para os festejos da Noite Italiana.

Nesta peça, Horváth descreve a forma como, na Alemanha de Weimar, os social-democratas não foram capazes de travar o avanço do nacional-socialismo.

E se, na peça anterior do dramaturgo, 'Em direção aos céus', que a Companhia de Teatro de Almada estreou em 2013, a denúncia da escalada da "besta negra", como o autor a classifica, é feita nos moldes de "uma história de encantar", desta vez é denunciada abertamente a passividade e o alheamento de uma sociedade que não conseguiu evitar uma das mais trágicas catástrofes da Humanidade.

Para o diretor da companhia, Rodrigo Francisco, que encena o espetáculo, trata-se de uma peça "muito atual", cuja relevância de se fazer agora é tanto mais importante "quanto a Europa se encontra ameaçada pelo ressurgimento de partidos da direita e neonazis".

"Que democracia é esta em que vivemos? Será que somos capazes de nos defender de partidos como a Aurora Dourada ou a Liga do Norte?", interrogou-se Rodrigo Francisco, na apresentação da peça, defendendo que a encenação é também uma forma de alertar as pessoas para perigos atuais.

"Perigos como a subida ao poder de políticos da direita pela via democrática, como foi a recente eleição do presidente dos Estados Unidos. E nunca é demais lembrar-nos de que Hitler também subiu ao poder pela via democrática", observou o encenador.

Ödön von Horváth (1901-1938), escritor de língua alemã, nascido em Fiume, na actual Hungria, considerava-se um produto típico do império austro-húngaro, tendo-se fixado em Berlim nos anos de 1920.

'A noite da liberdade' é interpretada por Adriano Carvalho, André Pardal, Carlos Fartura, Duarte Guimarães, Guilherme Filipe, João Farraia, João Tempera, Maria Frade, Maria João Falcão, Marques D'Arede, Miguel Sopas, Pedro Walter e Tânia Guerreiro, com a participação especial de Io Appolloni.

A cenografia é de Jean-Guy Lecat e os figurinos de Ana Paula Rocha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório