Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Exposição com esculturas inéditas de Rui Chafes inaugurada hoje em Lisboa

Um exposição com 25 trabalhos mais recentes, e inéditos, em ferro e bronze, do escultor Rui Chafes, galardoado com o Prémio Pessoa 2015, é inaugurada hoje na Galeria Filomena Soares, em Lisboa.

Exposição com esculturas inéditas de Rui Chafes inaugurada hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:40 - 12/01/17 por Lusa

Cultura 'Incêndio'

De acordo com a galeria, serão apresentadas as séries 'Incêndio', com 14 esculturas executadas em ferro, e "É assim que começa", com 11, em bronze.

Num texto sobre os novos trabalhos, Rui Chafes escreve: "Pedes-me para te deixar ir embora, mas acredito que queres ficar. Vejo-te partir, lentamente, sabendo que nos iremos reencontrar mais adiante, num outro lugar, talvez num outro tempo".

"Todos os dias me aproximo desse espaço, mas ainda não consegui vê-lo claramente. Procuro sempre no teu rosto, suave e quase ausente, o caminho que me queres mostrar. (...) Quando, por fim, o delicado e frágil fio de espuma que ainda nos unia se rompe e decides partir, a poeira cinzenta e triste que nos envolvia começa a pousar, revelando as solitárias silhuetas das árvores que se erguem entre as tuas ruínas", continua, no texto sobre as novas esculturas.

Rui Chafes, 50 anos, nascido em Lisboa, onde atualmente vive, foi galardoado em 2015 com o Prémio Pessoa, em 1995 representou Portugal, juntamente com José Pedro Croft e Pedro Cabrita Reis, na 46.ª Bienal de Veneza e, em 2004, na 26.ª Bienal de S. Paulo, com um projeto conjunto com Vera Mantero.

Fez o Curso de Escultura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, entre 1984 e 1989, e, de 1990 a 1992, estudou na Kunstakademie Düsseldorf (Academia das Artes), com Gerhard Merz.

O seu trabalho tem sido exposto em Portugal e no estrangeiro, desde meados de 1980, em várias instituições, e há dois anos apresentou a exposição antológica "O peso do paraíso", no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A exposição 'Incêndio' ficará patente na Galeria Filomena Soares até 18 de março de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório