Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Elvas evoca batalha da Guerra da Restauração com cerimónia militar

Os 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma das mais importantes da Guerra da Restauração, são comemorados no sábado com uma cerimónia militar e homenagem aos mortos em combate, divulgou hoje o município.

Elvas evoca batalha da Guerra da Restauração com cerimónia militar
Notícias ao Minuto

10:30 - 10/01/17 por Lusa

Cultura Sábado

Apontada como uma das mais importantes da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre.

A batalha foi considerada a primeira grande vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.

Para sábado, feriado municipal em Elvas por ser o dia em que ocorreu a batalha, está agendada, além de uma cerimónia militar, às 11:00, uma homenagem aos mortos em combate, junto ao padrão comemorativo da batalha, e romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria.

No mesmo dia, às 21:30, no cineteatro municipal, decorre um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, começa na sexta-feira, com a inauguração da exposição de fotografia "Emoções Fortes? Flagrantes Únicos", de João Carpinteiro, no Forte da Graça, que vai ficar patente ao público até ao dia 30 de junho.

As atividades culturais e desportivas incluídas no programa destas comemorações decorrem até ao dia 28 deste mês.

A 25.ª edição da prova de atletismo "Corrida das Linhas de Elvas" está agendada para o dia 22, às 11:00.

Espetáculos de teatro e de música são outras das iniciativas integradas no programa das comemorações, assim como o primeiro Festival de Cinema de Guerra da Raia, que decorre de 13 a 21 deste mês, no auditório São Mateus.

Uma exposição de pintura, de Lucília Dias, que vai estar patente ao público, na Casa da Cultura, a partir do dia 21 deste mês e até ao dia 10 de fevereiro, está também integrada no programa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório