Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Museu da Música propõe poesia às quartas no 1.º semestre de 2017

'Às quartas, poesia' é o mote do Museu da Música, em Lisboa, para um conjunto de sessões agendadas para o primeiro semestre do próximo ano, adiantou à agência Lusa fonte daquele museu em Lisboa.

Museu da Música propõe poesia às quartas no 1.º semestre de 2017
Notícias ao Minuto

10:08 - 30/12/16 por Lusa

Cultura Lisboa

"As sessões acontecem uma vez por mês, já a começar em janeiro, sempre às 19h00, sensivelmente na terceira semana de cada mês", disse a mesma fonte.

O catedrático Miguel Tamen, da University of Minnesota, abre o ciclo, no dia 18 de janeiro, evocando o poeta e pedagogo João de Deus (1830-1893), autor da 'Cartilha Maternal' e, entre outros, dos livros de poesia 'Flores do Campo' (1868), 'Folhas Soltas' (1876) e 'Despedida de Verão' (1880).

A segunda sessão, no dia 22 de fevereiro, estará a cargo de Carla Quevedo, colunista na imprensa e autora do livro 'As Mulheres que Fizeram Roma', que abordará a obra musical de Stephen Sondheim, 'Sweeney Todd', e o filme homónimo realizado por Tim Burton em 2007.

'Sweeney Todd' narra a história do barbeiro Benjamin Barker, várias vezes adaptada ao cinema e teatro, publicado originalmente em Inglaterra, na série de folhetins 'The String of Pearls: A Romance' (1846--47), de autor desconhecido, mas cuja autoria tem sido atribuída por vários especialista literários a James Malcolm Rymer e Thomas Peckett Prest. Esta peça foi levada à cena, em 2007, no Teatro Aberto, em Lisboa, protagonizada pela soprano Ana Ester Neves e o tenor Marco Alves dos Santos.

O catedrático António Feijó, vice-reitor da Universidade de Lisboa, e especialista em literatura, abordará, no dia 15 de março, os movimentos estéticos-literários Orpheu, ao qual pertenceu entre outros, Fernando Pessoa, autor d' 'A Mensagem', e Presença, do qual fez parte, entre outros, o poeta José Régio, autor da 'Toada de Portalegre' e 'Poemas de Deus e do Diabo'.

Em abril, Frederico Lourenço, distinguido este ano com o Prémio Pessoa, irá falar sobre a vertente de poeta do evangelista São Paulo. A sessão de está marcada para o dia 5 de abril.

No dia 7 o cravista José Carlos Araújo aborda o poeta latino Plínio, o moço, que viveu entre os anos de 62 e 114, e do qual a única obra de sua autora que se conserva é 'Panegírico a Trajano'.

O cravista, e também tradutor de latim e grego, vai falar sobre a correspondência que o poeta estabeleceu com alguns dos seus pares, com base nos estudos que está a fazer sobre o poeta para a sua tese de doutoramento, disse à Lusa a mesma fonte.

O semestre encerra no dia 7 de junho com Gustavo Rubim, professor auxiliar do departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, que irá falar sobre Camilo Pessanha (1967-1926) autor de 'Clepsidra'.

O poeta que escolheu Macau para viver e onde morreu, é apontado como um dos melhores cultores da estética literária do simbolismo em Língua Portuguesa. Este ano, a comissão parlamentar de Educação, Ciência, Cultura e Desporto apreciou uma proposta para trasladar os restos mortais do autor de 'Rosas de Inverno' de Macau para o panteão Nacional de Lisboa, uma questão sobre a qual ficou de reunir mais elementos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório