Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Filme 'Toni Erdmann grande vencedor dos prémios europeus de cinema

O filme 'Toni Erdmann', uma comédia alemã/austríaca, arrebatou o prémio de melhor filme do ano da Academia Europeia de Cinema, conseguindo ainda a melhor realização, melhores ator e atriz e melhor guião.

Filme 'Toni Erdmann grande vencedor dos prémios europeus de cinema
Notícias ao Minuto

23:53 - 10/12/16 por Lusa

Cultura Cinema

Numa noite em que a história de um pai que quer recuperar o amor da filha conseguiu os principais prémios a realizadora alemã Maren Ade esteve duplamente de parabéns, com o prémio para melhor realização mas também para melhor guião (de que é autora). A alemã Sandra Huller recebeu o prémio de melhor atriz e o austríaco Peter Simonischek de melhor ator.

'Um homem chamado Ove' ganhou o prémio de melhor comédia europeia, uma realização do sueco Hannes Holm que conta a história de um homem que não gosta do tempo em que vive e que se tenta suicidar, e não consegue, depois da morte da mulher.

O prémio revelação foi atribuído ao filme 'O dia mais feliz da vida de Olli Maki', do finlandês Juho Kuosmanen, sobre um lutador de boxe nos anos 1960, e 'Fogo no Mar', um documentário sobre a vida na ilha de Lampedusa, Itália, em plena crise migratória, ganhou o prémio de melhor documentário.

Na animação saiu vencedor o filme 'A minha vida de courgette', sobre a inocência das crianças e a vida difícil de um menino que perde os pais e vai para um orfanato.

O júri premiou ainda a curta-metragem '9 dias - da minha janela em Aleppo', passado na cidade síria e com base nas observações do fotógrafo sírio Issa Touma, e na fotografia distinguiu a dinamarquesa Camilla Hjelm Knudsen, pelo filme 'Terra de minas' (que deu a Stefanie Bieker o prémio de melhor figurino).

O dinamarquês Janus Billeskov Jansen recebeu o prémio para a melhor montagem com o filme 'A Comuna', passado na Dinamarca dos anos 1970.

O júri atribuiu ainda o prémio carreira ao francês Jean-Claude Carrière, de filmes como 'A bela da tarde' ou 'O discreto charme da burguesia', e distinguiu o realizador polaco Andrzej Wajda com o prémio honorário. O ator irlandês Pierce Brosnan foi distinguido com o prémio de honra pela contribuição para o cinema mundial.

O prémio escolha do público foi atribuído ao filme polaco 'Body'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório