Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Anunciados dois primeiros filmes IndieLisboa 2017

Os filmes 'Elon não acredita na morte', de Ricardo Alves Júnior, e 'The challenge', de Yuri Ancarani, são duas longas-metragens que integram a programação da 14.ª edição do IndieLisboa, a realizar em 2017, anunciou hoje a organização do certame.

Anunciados dois primeiros filmes IndieLisboa 2017
Notícias ao Minuto

17:50 - 10/12/16 por Lusa

Cultura Cinema

A seis meses da 14.ª edição do IndieLIsboa, a primeira longa-metragem anunciada é uma produção brasileira que venceu o Prémio IndieLisboa no XII Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador, na Baía, e o segundo uma coprodução italiana francesa e suíça que estará em competição internacional no certame.

'Elon não acredita na morte' foi selecionado para diversos festivais no Brasil e venceu o prémio Melhor Ator (Rómulo Braga), no Festival de Brasília.

A história de 'Elon não acredita na morte' centra-se na personagem que dá nome ao filme e que após o desaparecimento da mulher, Elon inicia uma jornada pelos lugares mais sombrios da cidade, tentando entender o que pode ter acontecido, ao mesmo tempo que tenta não perder a sanidade neste percurso.

"É uma alegria imensa receber o prémio IndieLisboa, estou muito feliz, é um festival que acompanho à distância, que admiro, um festival onde sempre quis estar e, por isso, estou transbordando de alegria, por ter sido contemplado com este prémio", disse o realizador Ricardo Alves Júnior.

Nascido em 1982, em Belo Horizonte, Ricardo Alves Júnior realizou as curtas 'Material bruto' (2006), 'Convite para jantar com o camarada Stalin' (2007), que esteve em competição no IndieLisboa 2008, 'Permanências' (2010) e 'Tremor' (2013), exibidos em festivais como Cannes, Locarno e Roterdão.

Em 'The challenge', o desafio é uma antologia do deserto moderno. O filme revela as contradições entre antigas tradições do Médio Oriente Médio -- simbolizadas no filme pela falcoaria -- e a modernidade, através da sua tecnologia ultramoderna e outras tentações ocidentais. Graças a micro-câmeras, este ambiente é retratado através da perspectiva de falcões e de animais selvagens.

Esta é a quarta vez que um filme de Yuri Ancarani integra a na programação do IndieLisboa, depois de 'San Siro' (2015), 'Da Vinci', vencedor do Grande Prémio de Curta Metragem na edição de 2013 e 'Il capo' (2012).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório