Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

CNB estreia hoje os amores e traições de 'La Bayadère' em versão integral

A história de amores, traições e desencontros de 'La Bayadère', em versão integral, com coreografia de Fernando Duarte, estreia-se hoje pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), às 21:00, no Teatro Camões, em Lisboa.

CNB estreia hoje os amores e traições de 'La Bayadère' em versão integral
Notícias ao Minuto

08:16 - 08/12/16 por Lusa

Cultura Lisboa

De acordo com a companhia, o espetáculo, que estará em palco até 23 de dezembro, surge em estreia integral na temporada em que a CNB comemora 40 anos, por ser este o último grande clássico que faltava no seu reportório, na totalidade.

A estreia absoluta de 'La Bayadère', por Marius Petipa, com libreto de Sergei Khudekov, deu-se a 04 de fevereiro de 1887, no Teatro Maryinski, em São Petersburgo, e a coreografia será agora assinada por Fernando Duarte, seguindo o original de Petipa.

Pela CNB, foi feita uma estreia parcial - do 'Ato das Sombras' - no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, a 12 de junho de 1987.

Com quase 140 anos, a história relata os amores, desencontros, traição e ciúmes de um rajá, um guerreiro, uma princesa, um faquir, um alto sacerdote hindu e uma bailadeira do templo, 'La Bayadère'.

Com música de Ludwig Minkus, cenografia de José Capela, figurinos de José António Tenente e desenho de luz de Paulo Graça, o bailado 'La Bayadère' será interpretado por artistas da Companhia Nacional de Bailado, acompanhados pela Orquestra de Câmara Portuguesa, com Pedro Carneiro na direção musical.

Os figurinos são executados no ateliê da CNB, sob orientação da mestra Paula Marinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório