Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Évora é "exemplo muito bom e valioso" de descentralização cultural

O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, considerou hoje Évora como um "exemplo muito bom e valioso" de descentralização cultural no país e elogiou a "fortíssima tradição cultural" da cidade alentejana.

Évora é "exemplo muito bom e valioso" de descentralização cultural
Notícias ao Minuto

13:02 - 06/12/16 por Lusa

Cultura Ministro

"O Governo tem já um programa de valorização do interior e nós, [ministério da] Cultura, estamos ativamente envolvidos nesse processo. Em relação a Évora, penso que é um exemplo muito bom e muitíssimo valioso" ao nível da descentralização cultural, afirmou.

Segundo o ministro, que falava aos jornalistas durante uma visita a Évora, hoje de manhã, a cidade, apesar de estar situada no interior do país, tem "uma fortíssima tradição cultural, um património extraordinário" e também uma "rica" atividade cultural.

"Estamos num processo de avaliação e de valorização de todas as regiões. Não diria que Évora é a região mais interiorizada, menos conhecida", porque já tem "um valor cultural e uma procura turística", decorrentes do "enorme valor patrimonial" da cidade.

Acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, Luís Castro Mendes iniciou hoje um périplo de dois dias ao Alentejo, região eleita para o "pontapé de saída" da iniciativa Mais Cultura, do ministério que tutela.

A iniciativa, que vai futuramente passar por outras regiões do país, integra visitas a equipamentos e a agentes culturais, com o objetivo de "empreender uma estratégia de proximidade, de diálogo, de partilha de conhecimento e de experiência" entre os diversos atores deste setor, explicou o Ministério da Cultura.

Mais Cultura, segundo o ministério, visa fomentar "um trabalho em rede entre a Administração Central do Estado, as administrações regionais e as entidades e agentes culturais locais".

"Queremos ouvir as pessoas e, para avaliarmos os problemas e procurarmos soluções, é importante sairmos do gabinete em Lisboa e visitar", em cada local, "o património, as atividades em volta do património e as várias atividades artísticas que se desenvolvem nas cidades", explicou o ministro da Cultura.

Em Évora, a primeira "paragem", a comitiva do ministro visitou, durante a manhã, o Museu da cidade, a Fundação Eugénio de Almeida (FEA), o Laboratório Hercules da Universidade de Évora, a Biblioteca Pública e a Igreja de S. Francisco.

De tarde, segundo o programa divulgado pelo ministério, a comitiva almoça com instituições e agentes culturais locais e visita a Casa-Atelier João Cutileiro e o convento de São Bento de Cástris, seguindo, depois, para Vila Viçosa, para conhecer o Paço Ducal e o Museu Biblioteca da Casa de Bragança, e para Campo Maior, para visitar a Adega Mayor, do Grupo Nabeiro.

Na quarta-feira, o secretário de Estado da Cultura desloca-se a dois concelhos do distrito de Beja, Alvito e Vidigueira, terminando o périplo, novamente com a presença do ministro, em Santiago do Cacém (Setúbal), com visita à cidade romana de Miróbriga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório